A união entre arte, tecnologia e criatividade é a grande motivação deste concurso fotográfico que inicia sua primeira fase, de forma virtual, em Jacareí.
A coordenadora do núcleo pedagógico de tecnologia, Katia Elaine do Carmo, da Diretoria de Ensino de Jacareí informa que os professores passarão técnicas de fotografia para os alunos e servidores, com dois profissionais da área.“A primeira etapa é fotografar esse isolamento social e enviar via e-mail para cada escola. Com isso, vamos trabalhar toda a questão da leitura, sobre como eu leio o que está acontecendo. E daí as fotos vão representar isso. Este trabalho será feito junto com um relatório de cada imagem, do significado dela naquele momento”, ressalta. o concurso já começou e vai até o final da pandemia.
O maior objetivo deste trabalho é o de ampliar o conhecimento dos alunos/servidores sobre o momento atual enfrentado pelo país em decorrência a COVID-19, além de incentivar a criatividade sobre o conceito e o processo de investigação.
Cada escola formará uma Comissão Multidisciplinar para a seleção da fotografia que a representará na fase seguinte desse concurso. O concurso será avaliado por categorias:
CATEGORIA I – Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais;
CATEGORIA II – Alunos do Ensino Médio Regular;
CATEGORIA III- Alunos do Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos- EJA e Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos- CEEJA;
CATEGORIA IV – Profissionais da Educação da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí – Servidores públicos em geral.
Confira os critérios de avaliação
• Qualidade e boa resolução, adequação temática e projeto gráfico.
• Comunicação: capacidade de expressão de ideias.
• Narrativa: capacidade de síntese em abordar o tema “Não estamos sozinhos!” em até 01 (uma) folha.
• Originalidade: Inovação e criatividade na produção artística da fotografia.
• Contextualização e precisão das informações e dados constantes da produção.
Segunda fase do concurso
A coordenadora pedagógica comenta que outras fases do concurso estão sendo pensadas para trabalhar melhor a questão da cidadania. “A fase número dois ocorrerá quando voltarem as aulas presenciais. Neste momento, os alunos vão fotografar o ambiente escolar, para que a gente possa ler a fotografia e ver o que podemos fazer para mudar a realidade do ambiente escolar a partir da foto”, ressalta.
Kátia diz ainda que a inspiração para este concurso veio de um trabalho realizado no ano passado, em um desafio no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), em que o aluno tinha que gravar um vídeo com menos de um minuto para o trabalho de Mediação e Linguagem.
“Este trabalho foi bem legal. A grande dificuldade foi essa, de fazer vídeos de menos de 1 minuto. No final fizemos até um concurso que teve 1º, 2º e 3º lugar na DRE”, ressalta a docente.