• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/09/2019
Boas Práticas

Concurso de fotografia une escola e comunidade em Mogi das Cruzes

Concurso de fotografia teve a participação de um ex-estudante da escola

Além de ser o centro de formação de crianças e jovens e uma porta de entrada para o mundo, a escola também tem um papel fundamental na comunidade. Ela promove eventos sociais, integra pessoas que num primeiro momento sequer se conheciam e pode unir estudantes e ex-estudantes em projetos que tenham grande impacto na vida de todo mundo.

É o que aconteceu na Escola Estadual Professora Lucinda Bastos, em Mogi das Cruzes. O interesse dos jovens pela fotografia uniu várias disciplinas, como Arte e História, e os professores buscaram conteúdos sobre a história da fotografia, seus principais nomes e movimentos. “Todo professor pode e deve buscar conteúdos adicionais sobre seus aulas, como o exemplo de Mogi. É importante ouvir os jovens e formatar conteúdos com base no que eles querem aprender”, pontua Bruna Waitman, da coordenadoria pedagógica da Coped.

O interesse foi tão grande que a escola teve a ideia de integrar a comunidade nessa busca por conhecimento. Dois fotógrafos no bairro, um deles ex-estudantes da unidade, se prontificaram a ir até a escola e ministrar palestras sobre o tema para os estudantes. Juntos, elaboraram um edital para um concurso de fotografia entre os estudantes.

O tema é “Um olhar ao meu redor”, e tem como objetivo retratar os temas propostos através de perspectivas diferentes e criativas, com possibilidade de participação de toda a comunidade escolar.  “Geralmente os grêmios estudantis fazem essa integração, mas é fundamental que todo mundo ajude e pense como a escola pode se integrar ao ambiente e como ela pode promover ações que unam todo mundo”, pontua Sonia Brancaglion, da equipe de grêmios estudantis da Secretaria da Educação.

Os vencedores do concurso foram divulgados no último dia 18, no mural da escola. Foi o mesmo lugar que as fotos de todos os inscritos ficaram expostas.