Imagine que você pudesse resolver os problemas do mundo e, dentre todos eles, qual você ajudaria a resolver primeiro? Seria a fome, a desigualdade social, o aquecimento global, a cura para doenças? O 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas quer respostas para esta pergunta e recebe redações de alunos de até 15 anos de idade, até esta sexta-feira (17).
Para participar da etapa escolar, cada escola da rede, por meio de uma comissão julgadora, deve selecionar até duas redações e enviá-las aos Correios, representante brasileira da União Postal Universal (UPU), idealizadora do concurso. As redações devem ser escritas em língua portuguesa, relacionadas ao tema proposto e conter o máximo de 900 palavras. Veja aqui os endereços para envio.
O tema proposto é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual problema mundial você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. Nesse link você encontra o regulamento completo.
A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, em que é escolhida apenas uma carta para representar o Brasil na fase internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça.
Para a melhor carta da etapa nacional, o aluno leva o prêmio no valor de: R$ 5.000,00, certificado de participação e troféu. Já a escola, além de certificado e troféu, leva R$ 10.000,00. Veja outras premiações no regulamento do concurso.
O resultado nacional será divulgado no portal dos Correios a partir do dia 27 de abril.
Tema proposto