• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/03/2017
Pais e Alunos

Concurso de redação de cartas quer saber qual problema mundial você resolveria

Inscrições para alunos de até 15 anos de idade terminam nesta sexta (17)

Imagine que você pudesse resolver os problemas do mundo e, dentre todos eles, qual você ajudaria a resolver primeiro? Seria a fome, a desigualdade social, o aquecimento global, a cura para doenças? O 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas quer respostas para esta pergunta e recebe redações de alunos de até 15 anos de idade, até esta sexta-feira (17).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar da etapa escolar, cada escola da rede, por meio de uma comissão julgadora, deve selecionar até duas redações e enviá-las aos Correios, representante brasileira da União Postal Universal (UPU), idealizadora do concurso. As redações devem ser escritas em língua portuguesa, relacionadas ao tema proposto e conter o máximo de 900 palavras. Veja aqui os endereços para envio.

O tema proposto é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual problema mundial você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. Nesse link você encontra o regulamento completo. 

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, em que é escolhida apenas uma carta para representar o Brasil na fase internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça.

Para a melhor carta da etapa nacional, o aluno leva o prêmio no valor de: R$ 5.000,00, certificado de participação e troféu. Já a escola, além de certificado e troféu, leva R$ 10.000,00. Veja outras premiações no regulamento do concurso.

O resultado nacional será divulgado no portal dos Correios a partir do dia 27 de abril.

Tema proposto