• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/05/2004
Últimas Notícias

Concurso de redação premia alunos com viagem à Itália

O secretário Gabriel Chalita lança, em parceria com o Istituto Italiano di Cultura, concurso de redação que comemora os 450 anos da cidade e homenageia a colônia italiana Com a […]

O secretário Gabriel Chalita lança, em parceria com o Istituto Italiano di Cultura, concurso de redação que comemora os 450 anos da cidade e homenageia a colônia italiana

Com a presença do secretário Estadual de Educação, Professor Gabriel Chalita, foi lançado nesta terça-feira, dia 25, um concurso de redação que premiará alunos com viagem à Itália. O tema será “Cidade de Mil Povos: A Presença da Itália na Cidade de São Paulo”.

O lançamento aconteceu no salão nobre do Circolo Italiano, no centro de São Paulo, e, além do secretário, contou com a presença de Mario de Fiori, Presidente do Circolo Italiano, Gianluca Bertinetto, Cônsul Geral da Itália, Professor Guido Clemente, diretor do Istituto Italiano di Cultura, e Maria Aparecida Perez, secretária Municipal de Educação, todos representando órgãos parceiros na realização do concurso. Além das autoridades, coordenadores, supervisores, diretores e professores das redes estaduais e municipais de ensino participaram do evento.

O concurso tem como principais objetivos reconhecer, compreender a valorizar a importância e as marcas da cultura italiana na cidade de São Paulo, além de estimular os adolescentes e jovens a pesquisar, refletir e discutir sobre os aspectos culturais italianos e incentivar a produção de textos que expressem, dentre outros, a presença da cultura italiana na diversidade do patrimônio cultural brasileiro.

“Um concurso como esse sempre é bom, pois leva cada aluno a ler mais, estudar mais, se aprofundar em um tema. Entusiasma cada um a mostrar seu talento”, afirmou o secretário Gabriel Chalita.

Todos os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental que estudem em escolas públicas da Capital podem participar do concurso. O texto com o tema “Cidade de Mil povos: a Presença da Itália na Cidade de São Paulo” deve ser manuscrito e ter no máximo 25 linhas. A comissão julgadora observará a criatividade e originalidade, respeito ao tema, clareza e sequência de idéias na hora de avaliar os textos dos alunos.

Serão classificados 10 trabalhos, sendo cinco da rede estadual e cinco da rede municipal de ensino. Os vencedores ganharão uma viagem à cidade italiana de Florença, entre os dias 9 e 18 de outubro deste ano, com direito a passagens aéreas, estadia, alimentação, transporte interno e seguro-saúde. Dois professores – um da rede estadual e um da rede municipal de ensino – acompanharão os alunos.

No site do Istituto Italiano di Cultura, alunos e professores podem encontrar informações interessantes sobre a cultura italiana, além de pesquisar uma completa bibliografia sobre o tema.

Adriana Cardillo