• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/10/2019
Boas Práticas

Concurso de redação une estudantes de Rio Preto e jovens italianos

Quinze textos foram selecionados e devem compor livro digital; iniciativa é de associação sediada em Veneza

Cerca de quinze trabalhos feitos por estudantes da rede estadual de São José do Rio Preto foram selecionados no 1º Concurso Escolar de Redação “Países Irmãos”, uma iniciativa da Associação Amazonas, sediada em Marcon, na província de Veneza, na Itália.

“O intuito do concurso é aproximar a cultura italiana da cultura brasileira, promovendo o intercâmbio de ideias entre os jovens. Até por isso, escolhemos um tema que é muito caro ao mundo todo e está em voga, que é a preservação do meio-ambiente”, pontua Helen Gnocchi, uma das responsáveis pelo programa.

Para participar, os alunos escreveram textos de gêneros de sua escolha, entre eles, carta, artigo de opinião, poema ou conto referente ao tema: “Do outro lado do oceano”, colocando as expectativas, conflitos ou angústias dos imigrantes. Além dos textos dos brasileiros, foram escolhidos 15 de estudantes italianos da cidade de Marcon. Os 30 trabalhos serão publicados nas duas línguas e devem compor um livro digital.

“Teremos a tradução de todas as redações. O livro digital estará disponível para todas as escolas que queiram usá-lo na aula”, cita Rosalie Gallo, da Associação Amazonas.

No Brasil, cerca de 500 alunos de oito escolas da Diretoria de Ensino de Rio Preto participaram do concurso. O objetivo da ação foi o de aproximar os jovens com o intuito de diminuir as fronteiras culturais, imigratórias e, consequentemente, as exclusões sociais. Os textos dos alunos rio-pretenses estão na fase de divulgação, em que serão traduzidos para o italiano e publicados em Veneza.

A iniciativa do concurso foi de Helen Gnochi, mediadora cultural, presidente e fundadora da Associação Amazonas, sediada em Marcon (Veneza-Itália) e da Agência Consular Honorária em São José do Rio Preto (São Paulo-Brasil) ‘Comitato degli Italiani all’ Estero – COMITES-SP, por meio de sua Conselheira Rosalie Gallo, também presidente da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura de Rio Preto. Posteriormente, o concurso contou com o apoio da Agência Consular Honorária da República da Itália em Rio Preto, liderada por Alceu Germano Sestini.