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segunda-feira, 16/06/2014
Pais e Alunos

Brinquedos da cultura japonesa são tema do Concurso de Desenho Toyama

A Educação selecionará os quinze melhores desenhos, que farão parte de uma exposição

Cursa japonês em uma das unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL)? É aluno do Ensino Fundamental da rede estadual e domina a arte no papel? Para esses jovens, já estão abertas as inscrições do VII Concurso de Desenho Toyama.

A Educação selecionará os quinze melhores desenhos, que farão parte de uma exposição, em setembro de 2014, na Associação Artística e Cultural da Província de Toyama no Japão.

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Em 2014, os desenhos deverão abordar os brinquedos tradicionais do Japão, tema escolhido para esse ano. Os desenhos devem ser confeccionados em papel canson sem margem e moldura, usando linguagem não verbal e as técnicas de pintura com lápis de cor, guache, aquarela, nanquim, crayon ou giz de cera. No verso da obra deverá ser colada uma etiqueta com os dados do concorrente.

– Veja aqui o regulamento

Até 18 de julho, as escolas estaduais podem inscrever alunos. As unidades devem formar uma comissão composta por três professores, sendo obrigatório que, ao menos um, tenha aulas atribuídas na disciplina de Arte. Os educadores selecionarão três desenhos, um de aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um dos Anos Finais do mesmo ciclo e um do Centro de Estudo de Línguas, do curso de japonês.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

Os desenhos deverão ser enviados às diretorias de ensino, até 18 de julho. Em seguida, as pinturas selecionadas serão encaminhadas para a Secretaria da Educação. Especialistas julgarão os desenhos seguindo os critérios de criatividade, originalidade, aplicação da técnica de pintura, harmonia, composição artística e pertinência ao tema proposto.

A lista com os nomes do quinze autores aprovados pela comissão final será divulgada no Portal da Educação a partir de 28 de julho. Além dos desenhos participarem de uma exposição em Toyama, os alunos e os professores orientadores ganharão certificado de participação.