quinta-feira, 14/12/2017
A2img/Mastrangelo Reino
A Escola Que Queremos

Concurso Desafios Matemáticos 2017 chega ao fim com 15 “escolas destaques”

Com cerca de 150 projetos enviados pelas DEs, a competição não ranqueou, mas reconheceu o mérito de alguns alunos

O Desafios Matemáticos 2017 chegou ao fim! Entre cerca de 150 projetos enviados pelas Diretorias de Ensino, a Equipe Curricular de Matemática da Educação quebrou a cabeça, fez contas e mais contas, mas conseguiu elencar uma lista com os 15 destaques da competição. Uma das escolas escolhidas foi a E.E. Prefeito Tácito Zancheta, em Ferraz de Vasconcelos. Lá, alunos e professores se uniram para criar o projeto de uma ponte que facilitará a vida da comunidade escolar.

Assista a videoconferência que auxiliou os candidatos no concurso

Segundo Vanderley Aparecido Cornatione, integrante da Equipe Curricular de Matemática, “o nosso Projeto ‘Desafios matemáticos 2017’, além de estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático, também favorece o trabalho colaborativo envolvendo alunos, professores de outras disciplinas e áreas do conhecimento, equipe gestora e comunidade”, explica o professor.

Para ele, a competição evidenciou a importância de as disciplinas trabalharem de forma articulada, de se auxiliarem mutuamente, com foco na aprendizagem dos alunos. Vale ressaltar que a Matemática dentro de um contexto significativo favorece o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida.

Na escola Tácito Zancheta, o professor Alexandre Ribas Silva organizou cinco alunos para que juntos criassem um projeto para participar do Desafios Matemáticos 2017. Ao analisarem a plataforma Foco e Aprendizagem foi constatado que, na unidade, a maior dificuldade dos alunos estava relacionada a Equação de 2º Grau e a Geometria Plana. Com isso, o projeto ideal seria algo que trabalhasse com esses cálculos para aliar a dificuldade dos alunos com o êxito do projeto.

Acontece que ali perto da escola, por cima de um córrego passa uma ponte que está quase caindo, mas é bastante utilizada por alunos e por moradores da vizinhança. Foi então que o grupo resolveu que o melhor seria calcular um novo projeto que substituísse a atual passagem. Mediram a distância entre as margens do rio, fizeram os cálculos necessários e desenvolveram um design que será fabricado a partir de bambus. “Porque a equação de segundo grau, ela tem um formato parabólico, e os alunos já falaram assim: professor, tem uma ponte aqui embaixo, vamos lá dar uma olhada e ver se a gente consegue colocar o nosso projeto envolvendo essa ponte? Eu falei, nossa, que bacana!”, afirma o professor de Matemática Alexandre.

Claro que a construção é um passo que será dado no futuro, mas para isso os alunos e a escola precisam conquistar alguns parceiros, como um engenheiro e um profissional para analisar a superfície onde as bases da ponte serão instaladas.

Confira a lista com as escolas que foram destaque no Desafios Matemáticas 2017

Destaques do Ensino Fundamental

Diretoria de Ensino | Unidade Escolar

Apiaí | E.E. Elias Lages de Magalhães, com o “Jogo: Caixa Geométrica”

José Bonifácio | E.E. Martiniano Antônio Rodrigues, com o “Desafio das quatro amigas”

Limeira | E.E. Prof. Ataliba Pires do Amaral, com o “Desafio dos três dados”

Piracicaba | E.E. Dr. Prudente, com o “Desafio da árvore”

São Carlos | E.E. Esterina Placo, com a “Explosão Atômica”

Sul 1 | E.E. Tiago Alberione, com o “Jogo BDF”

Votorantim | E.E. Maria Paula Ramalho Paes, com o “Desafio das velas”

Destaques do Ensino Médio

Diretoria de Ensino | Unidade Escolar

Birigui | E.E. Agostinho Grigoleto, com a “Circunferência e Progressão Aritmética”

Itapecerica da Serra | E.E. Bairro Palmerinha, com o “Desafio da captação de água”

Jaú | E.E. Dr. Domingos de Magalhães, com o “Desafio das caixas”

Ourinhos | E.E. Pedro Ferraz, com o “Lixo também cresce!”

Piraju | E.E. Coronel Marcos Ribeiro, com a “Pavimentação do triângulo retângulo”

Pirassununga | E.E. Nelson Fernandes, com as “Medidas de tendência central”

Ribeirão Preto | E.E. Prof. Sebastião Fernandes Palma, com os “Desafio do Código Morse”

Suzano | E.E. Tácito Zanchetta, com o “Desafio da ponte de bambu”