Foi lançado nessa quinta-feira (12) a edição 2020 do concurso “Lei Maria da Penha”, aberto a todos os estudantes da rede estadual.
Nesse ano serão duas modalidades. Os alunos dos anos finais do ensino fundamental poderão participar com poesias sobre o tema “Nenhum direito a menos para meninas, adolescentes e mulheres”. Já os estudantes do ensino médio devem produzir podcasts respondendo à pergunta “Qual o meu papel na efetivação dos direitos humanos das meninas, adolescentes e mulheres?”.
“Queremos disseminar conhecimento, enraizando os fundamentos da lei nos estudantes e em toda a comunidade escolar, enfatizando a importância do engajamento coletivo na prevenção à violência e ao desrespeito contra a mulher”, conta a professora Cristina do Santos, de Taubaté.
A produção dos trabalhos deve ser feita individualmente e cada escola deve selecionar quatro trabalhos (duas poesias e dois podcasts) e encaminhar à sua diretoria de ensino. As diretorias, por sua vez, farão uma nova seleção que será enviada à Educação.
A Secretaria da Educação, com apoio de especialistas, vai selecionar 20 finalistas e cinco vencedores de cada modalidade. A divulgação ocorre a partir do dia 22 de maio.