• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/09/2019
Boas Práticas

Gincana mobiliza estudantes da rede pública sobre preservação da água

Gincana une estudantes em atividades pelo WhatsApp, todos podem participar

Cerca de 75% do planeta Terra é coberto de água. No entanto, apenas 10% desse total é apto para consumo humano. Visando conscientizar as pessoas sobre a conservação do mais importante insumo humano, o concurso Primavera X une estudantes de toda a rede, em ação proposta pela ONG LiveLab, em parceria com o MEC, a Agência Nacional de Águas e os Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente (CJ).

2019 marca a segunda edição da Primavera X, que começou no último dia 21 de setembro e irá até a semana do dia 28 de outubro. O jogo, que acontece pelo WhatsApp, está dividido em 6 missões que são divulgadas semanalmente no Instagram e no Whastapp. A cada missão, esta nova nova geração será desafiada a realizar uma etapa do caminho até o grande dia da Primavera X.

“Estudantes podem e devem participar de ações como essa, que não apenas complementam os estudos, mas promovem o protagonismo entre os jovens, que é algo tão caro para nossa rede e que queremos expandir com o Inova Educação”, pontua Haroldo Rocha, secretário executivo da Educação.

As escolas e professores possuem um papel ativo na gincana. Eles devem ativar e estimular as escolas para que participem e apoiem as crianças durante o jogo, e as diretorias de ensino podem pedir para os professores e/ou colaboradores passarem o vídeo chamado para as suas turmas inicia uma onda enorme de mobilização e cuidado com a água.

Os grêmios estudantis também podem entrar no jogo. “Queremos que os grêmios espalhem essa mensagem. Nossas armas mais poderosas não são secretas: o conhecimento, a colaboração, a informação e a educação”, explica Sonia Brancaglion, coordenadora de Grêmios Estudantis na Educação.

Confira o vídeo da gincana: