• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/01/2003
Últimas Notícias

Concurso para secretário de escola acontece neste domingo

No próximo domingo, dia 19 de janeiro, ocorrerá as provas do concurso público para preenchimento de 2.217 vagas para o cargo de secretário de escola da Secretaria de Estado da […]

No próximo domingo, dia 19 de janeiro, ocorrerá as provas do concurso público para preenchimento de 2.217 vagas para o cargo de secretário de escola da Secretaria de Estado da Educação. Estão inscritos 163.373 candidatos. A prova objetiva terá início às 8h30 e a dissertativa às 14h30.

O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com meia hora de antecedência a fim de localizar a sala onde prestará a prova e ser identificado. Deverá estar munido de documento de identificação, como RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) ou Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselho de Classe, que por lei federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CREA e OAB.

A parte objetiva contará com 80 questões sobre Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Avançados de Informática. Em Conhecimentos Gerais, os candidatos resolverão questões de Língua Portuguesa e Matemática. Já em Conhecimentos Específicos, haverá temas sobre Legislação. Na prova dissertativa haverá quatro questões.

A parte objetiva valerá 100 pontos, sendo necessário atingir um mínimo de 50 para a aprovação. Somente serão corrigidas as dissertações dos participantes melhor colocados na prova objetiva, dentro de um limite de quatro candidatos por vaga. Como existem 2.217 vagas, serão considerados 8.868 concorrentes. Também serão considerados os participantes empatados na última posição.

A prova dissertativa valerá 20 pontos, sendo necessário apenas não zerar para ser avaliado. O candidato aprovado será convocado para a apresentação de títulos, que contará com limite de dez pontos na média geral. Serão considerados da seguinte forma: diploma de nível superior (2,5 pontos por curso, até o limite de cinco pontos) e pós-graduação Lato Sensu (um ponto, com limite de cinco).

Os diplomas/certificados e históricos deverão ser comprovados mediante cópias. Diplomas e certificados deverão estar devidamente registrados. Em caso de empate, será aprovado, respectivamente, o candidato com maior nota na prova, mais idade e maior número de filhos ou dependentes – comprovados em cópia da declaração do imposto de renda ou da certidão de nascimento dos filhos. A data de entrega dos títulos será confirmada após os resultados das provas.

O salário inicial para secretário de escola é de R$ 678,50. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e ter habilidade avançada de informática. O perfil da função de secretário de escola foi publicado no Diário Oficial de 19 de novembro na Seção I (Páginas 66 a 70). Entre as atribuições do cargo estão: planejar, coordenar e executar as ações da secretaria da escola de modo a assegurar o mais perfeito e regular desenvolvimento dos trabalhos administrativos, dentro dos prazos estabelecidos; participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação do Plano Gestão da escola; contribuir para a integração escola-comunidade, garantindo que todos os que precisam da secretaria da escola, sejam atendidos com respeito.