• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/08/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

‘Concurso Wizo de Pintura e Desenho 2018’ recebe trabalhos até dia 15/10

Neste ano, trabalhos dos alunos da rede de ensino paulista deverão seguir o tema "Brasil-Israel: Música e Dança"

Alunos da rede estadual de ensino paulista podem participar do Concurso Wizo de Pintura e Desenho 2018 até o próximo dia 15 de outubro. Neste ano, o projeto organizado pela Organização Feminina Wizo de São Paulo tem como tema “Brasil-Israel: Música e Dança”.

A entidade, vinculada à Federação Israelita do Estado de São Paulo, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação para levar a proposta a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A ideia é incentivar a criatividade e a produção artística a fim de ampliar seus conhecimentos sobre os dois povos.

Para isso, cada unidade escolar terá um professor responsável por orientar e coordenar o projeto dos alunos. Os melhores trabalhos de desenho e pintura serão aqueles que valorizarem a proposta e mostrarem bom um canal de comunicação entre as duas nações.

“Despertamos a criatividade através de um valor muito elevado: a arte. Queremos mostrar a cultura de Israel e promover uma imagem positiva do país aos alunos”, explica Mirta Landsman, assistente executiva da Organização.

Do clássico ao popular, o intuito deste ano é fazer com que os jovens artistas explorem as diferente músicas e danças tradicionais de cada nação. Os trabalhos deverão ser entregues pessoalmente ou por correio até o prazo na sede da entidade. O endereço é Rua Minas Gerais, 36, CEP 01244-010, São Paulo – SP.

O Juri Oficial, composto por um representante da Secretaria, artistas plásticos, membros e dirigentes da WIZO, selecionará e classificará três trabalhos vencedores. O primeiro lugar ganhará um aparelho eletrônico e um kit de pintura. Além disso, o prêmio garantirá a ele e ao professor orientador uma viagem à Brasília para conhecer a embaixada de Israel no Brasil.

Vale ressaltar que, desde 2014, o Concurso institui o Prêmio EJA, uma classificação especial para alunos adultos matriculados na rede estadual.

Edição passada

Em 2017, o tema do Concurso Wizo foi “Brasil-Israel: Terra de Imigrantes”, e os alunos foram convidados a pesquisar sobre os países e retratarem tudo em um desenho.

O primeiro lugar na categoria Juri Oficial ficou com a aluna da E.E. Prefeito Antônio Zanaga, de Americana, Karelly Ticona Mamani. O desenho de lápis de cor retratou a miscigenação do Brasil, com leves traços de anime. “Quando me ligaram e falaram que eu tinha ganhado, eu pensei que fosse um sonho”, comenta.

O concurso recebeu cerca de mil trabalhos de alunos de 200 escolas da rede. Os principais desenhos foram homenageados e expostos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, diversas autoridades contemplaram a ação.

“Tivemos o prazer de premiar esses jovens que se dedicaram ao tema e que nos mostraram do que são capazes”, ressalta a diretora do Concurso, Tania Tarandach.

A professora da E.E. Dr. Pércio Gomes Gonzales, Charlene Mantovani, também foi premiada na categoria EJA. Segundo ela, esse projeto sempre despertou muito interesse dos alunos. “Quando eu levo a proposta do concurso, eles estudam em cima do conteúdo e querem participam para ganhar”, completa.