quarta-feira, 14/03/2018

#ConferênciaMeioAmbiente: reuniões locais devem ser concluídas até 31 de março

As escolas da rede estadual devem se planejar para enviar representantes ao evento nacional, que será em junho de 2018

A 5ª CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente) está chegando. Mas, antes, as comunidades escolares devem realizar até o dia 31 de março as reuniões locais. Mais informações, como calendário de atividades, podem ser conferidas no site oficial do evento, nesse link. O evento nacional será realizado em junho de 2018.

– Regulamento Estadual da V CNIJMA – Estado de São Paulo

– Manual Orientador “Metodologia de Construção Colaborativa de Projetos”

Podem participar da 5ª CNIJMA os estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental – anos finais, tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional, participado do processo da Conferência e que demonstrem interesse pela causa socioambiental.

A 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, é uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais. A CNIJMA está diretamente inserida no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília-DF, em março de 2018.

É esperado que a CNIJMA promova um permanente processo de educação ambiental nas escolas, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que mobilize a comunidade escolar para a realização de estudos, pesquisas e projetos relacionados à questão socioambiental e da Água, além da inclusão da temática e da criação de propostas de sustentabilidade no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

A 5ª CNIJMA acontece em quatro momentos. A primeira fase é a Conferência nas Escolas, que envolve toda a comunidade escolar sem restrição de faixa etária e série. No entanto, os delegados e seus suplentes eleitos deverão estar cursando o ensino fundamental, anos finais, até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da 5ª CNIJMA. A data limite para a realização dessa etapa é 31 de março.

A segunda fase é referente à Conferência Municipal/Regional e trata-se de uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva regional e selecionará os projetos e os estudantes para participar da etapa estadual. Por não ser obrigatória, não há data específica para a sua realização.

A terceira fase é a Etapa Estadual, que aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa, será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional. A Conferência Estadual será realizada pela Comissão Organizadora Estadual e deve acontecer em 9 de maio.

E, por fim, a quarta e última etapa é a Conferência Nacional, um encontro que reunirá os delegados e delegadas de todos os Estados, que já debateram o tema água em suas escolas. Nessa etapa, entre os dias 15 e 19 de junho, os estudantes aprofundarão o tema, socializarão os projetos, participarão de oficinas, atividades culturais e cívicas.

Caso tenha alguma dúvida específica sobre 5ª CNIJMA no Estado de São Paulo, entre em contato pelo e-mail vconferenciainfanto.sp@gmail.com, ou acesso o blog da Conferência e também a página do Facebook, que publicam informações periodicamente.

Caso queira, entre em contato, por e-mail, com os profissionais da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica): Ana Joaquina Sallares,  Andréia C. B. Cardoso e Sergio L. Damiati.