• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/08/2004
Últimas Notícias

Conferências encerram I Congresso do Programa Escola da Família

O Secretário-adjunto Paulo Barbosa encerra o evento, que contou com educadores de todo o Estado Na sexta-feira, dia 20, aconteceram as conferências de encerramento do I Congresso de Educação do […]

O Secretário-adjunto Paulo Barbosa encerra o evento, que contou com educadores de todo o Estado

Na sexta-feira, dia 20, aconteceram as conferências de encerramento do I Congresso de Educação do Escola da Família, em comemoração ao aniversário de um ano do Programa. O evento contou com a participação de todos os educadores que participaram do Congresso e apresentaram os seus trabalhos no Memorial da América Latina durante os dias 19 e 20.

A pedagoga Emília Cipriano abriu a tarde com a conferência “O aprendente / ensinante, o ensinante / aprendente numa relação de autonomia e compreensão”. A educadora falou sobre a pedagogia da escuta sobre o seu aspecto estruturante no processo de comunicação e educação. Em processo dialético e recíproco, ela propôs fazer da escola um espaço de aprendizagem de escuta da narração: “Uma escola que coloca o seu foco na escuta, favorece uma comunicação que desperta o homem para o reencantamento do mundo”, disse.

O consultor César Souza apresentou a palestra “Você é do Tamanho do seu Sonho”, onde tratou do caráter empreendedor, criativo e determinado de personagens que conquistam seus objetivos. Sem esquecer de valorizar a ética e o trabalho em grupo, Souza afirmou: “Eu acredito que o Programa Escola da Famíla foi um sonho realizado em conjunto, e essa é a sua característica mais extraordinária”.

A vivência com o consultor Eduardo Shinyashiki mostrou aos participantes da conferência alguns caminhos para facilitar a busca dos objetivos de cada um. “O que vocês fizeram durante esse ano é coisa de gente grandiosa. É mais do que trabalho, atitude ou tempo. É amor e carinho”, disse Shinyashiki.

O encerramento do Congresso foi feito pelo Secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa. “Esta mostra apresentou a diversidade de experiências e a variedade de talentos desenvolvidos pelo Programa. Ela mostrou que o que todos precisam é de oportunidades”, disse o Secretário-adjunto, lembrando que nesse último ano o desempenho nas escolas melhorou significativamente e que o Programa teve reconhecimento internacional, tendo sido apresentado pelo Secretário Gabriel Chalita em Congressos e encontros em países como França e Edefaultha. “Tudo mostra que estamos no caminho certo”, disse, agradecendo aos educadores e aos parceiros como os institutos Ayrton Senna e Faça Parte, à Unesco e às universidades.

Também participaram da cerimônia de encerramento a Professora Leila Ianoni, Diretora de Projetos Especiais da FDE; Frederico Rozanski, Diretor de Suprimentos Educacionais da SEE; Âmbar de Barros, Coordenadora do Escritório da Unesco em São Paulo; Tirone Lanix, Diretor Executivo da FDE e a Professora Cristina Cordeiro, Coordenadora do Programa Escola da Família. “Todos saímos mais fortalecidos com essa troca de experiências e práticas para que cada um possa traduzir esse aprendizado em suas próprias escolas”, disse a professora Cristina Cordeiro.

Evelyn Teixeira