• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/02/2018
A2img/Daniel Guimarães
A Escola Que Queremos

Confira 10 dicas para você estudar sozinho

Entenda algumas técnicas que o ajudarão a melhorar o desempenho na escola

Estudar sozinho exige atenção redobrada. Diversos estudantes apresentam essa facilidade e se organizam para as provas escolares, ou até mesmo para os exames vestibulares sem o acompanhamento de alguém. No entanto, essa não é a realidade de muitas pessoas que enfrentam dificuldade quando o assunto é se concentrar. Quem sabe, após conferir as dicas abaixo, você consiga melhorar a sua nota ou, até mesmo, passar naquela faculdade tão sonhada.

Nosso pensamento tem o poder de influenciar diretamente os nossos resultados. Por isso, iniciar os estudos com a mentalidade de que não vai dar certo de fato não ajudará. O correto é pensar que seus estudos podem garantir bons frutos, como conhecimento para toda a vida e um futuro melhor.

Ser organizado com o próprio tempo é fundamental. Estipule uma agenda para os estudos e siga a risca. Mas, leve em consideração que intervalos contribuem, diferente do que a maioria das pessoas pensa. O descanso é necessário para armazenar as informações em seu cérebro. Para cada 50 minutos de estudo ininterruptos, descanse de 5 a 10 minutos. Nesse período de intervalo procure fazer alguma atividade física, como andar pela casa ou brincar com seu animal de estimação, por exemplo. Isso deverá manter sua mente ativa.

O ambiente também pode determinar se você conquistará o sucesso ou não. O ideal é algum local silencioso e sem grandes distrações. Mas, não escolha a cama ou um sofá que possa te induzir ao sono. De preferência, fique sentado numa cadeira com o material disposto numa mesa. Deixe, também, sempre à mão, algum alimento para comer enquanto estuda. Se manter hidratado é importante.

Faça anotações da matéria enquanto estuda, pois isso ajudará seu cérebro a memorizar com maior facilidade. Todas as matérias têm um tema central, até que chegam ao cume. Avance gradativamente, faça os exercícios no seu tempo. Só dê mais um passo a medida que for entendendo, de fato, todo o conteúdo. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição!

E, para finalizar essas dez dicas, faça associações. Crie paródias, siglas, desenhos ou qualquer elemento que te permitirá lembrar por associação. Isso funciona bastante com nomes difíceis ou datas, por exemplo. Além disso, se mantenha desconectado das redes sociais.