• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/12/2016
Ensino Médio

Confira algumas dicas para você mandar bem na 2ª fase dos vestibulares estaduais

Provas da Fuvest e Unicamp acontecem em janeiro de 2017

Os alunos da rede estadual selecionados para a segunda fase dos vestibulares da USP e Unicamp precisam manter o foco nos estudos mesmo durante as férias. As provas acontecem no mês de janeiro, sendo nos dias 8, 9 e 10 para a Universidade de São Paulo e 15, 16 e 17 para a Universidade Estadual de Campinas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesta etapa, os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Inglês, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, além de questões interdisciplinares e redação.

Embora o processo e o tipo de abordagem sejam parecidos, cada vestibular possui particularidades que devem ser levadas em conta. Veja algumas dicas:

Treine sua redação: os gêneros cobrados são diferentes nas provas, mas a fórmula é a mesma. Na Fuvest é a dissertação. Já na Unicamp, são dois e cabe ao candidato escolher entre narrativas, verbetes e até mesmo manifestos.

Leia os livros obrigatórios: o período de fim de ano também pode ser utilizado para ler (ou reler) as obras selecionadas pela instituição. Ler não só ajuda nas provas de Literatura como também amplia o vocabulário.

A Fuvest, por exemplo, já divulgou a lista dos livros obrigatórios para o vestibular. A lista contempla obras como Iracema, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; O cortiço, de Aluísio de Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Vidas secas, de Graciliano Ramos; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa e Mayombe, de Pepetela. Saiba mais aqui.

Foque nas matérias específicas: exigidas no último dia do vestibular da Fuvest, as provas específicas variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. Prefira assuntos que ainda não domine e tenha dificuldade para repassar.

Acesse o site da Evesp: o curso pré-vestibular online da Escola Virtual de Programas Educacionais reúne questões dos principais vestibulares estaduais dos últimos 10 anos e podem servir como material de revisão. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Clique aqui e inscreva-se no Cursinho Pré-universitário Online. 

Aproveite as festas: tanta revisão não pode estragar as festas de fim de ano. É preciso ter um tempo para diversão e não deixar o stress atrapalhar o rendimento. Pratique exercícios, saia com os amigos e fiquei um tempo com a família.