• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/01/2017
Ensino Fundamental

Confira algumas opções de lazer para curtir as férias em São Paulo

Início do ano letivo de 2017 está marcado para o dia 2 de fevereiro

Janeiro é o mês das férias para os mais de quatro milhões de alunos da rede estadual paulista. E com o tempo livre, nada melhor do que passear pela cidade de São Paulo, excelência quando o assunto é entretenimento. A capital paulista reúne museus, parques e diversas opções de lazer para crianças e adolescentes de todas as idades.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E para ajudar os estudantes a repor as energias e voltar com tudo para as salas de aula, a Educação selecionou uma lista com inúmeras opções de lazer pela cidade. Neste ano, o início das aulas está marcado para o dia 2 de fevereiro em todo o Estado.

Museus

As férias também são uma grande oportunidade para quem quer ganhar mais conhecimento. E nada melhor do que visitar os museus do Estado. Entre os principais está o museu Afro Brasil, que traz um pouco da história da África e suas influências na cultura brasileira. Alunos e professores da rede estadual paulista podem agendar visitas ao museu de duas formas: mediada e temática. Saiba mais aqui.

Para os jovens que curtem ciência e biologia, a dica é para visitar o Museu da Microbiologia, um dos três museus situados dentro do Instituto Butantã. No local, alunos e professores podem encontrar atividades educativas para todas as idades como a exposição “O mundo gigante dos micróbios”, que aborda temas como biodiversidade microbiana, função biológica dos microrganismos, além da relação com seres humanos e alimentação. Saiba mais aqui.

Outra dica da Educação é o Museu da Arte Moderna (MAM). Importante polo de difusão da arte contemporânea em São Paulo, o local reúne uma coleção com mais de 5 mil obras dentre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações de diversos nome da arte moderna. Aos sábados, a entrada no museu é gratuita. Saiba mais aqui.

Um dos temas mais importantes do ano passado foram os imigrantes. E São Paulo guarda o principal local de preservação da memória dos estrangeiros que chegaram ao Brasil ao longo dos anos: o Museu da Imigração. O local funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17, e aos domingos, das 10h às 17h. O ingresso de entrada custa R$ 6,00 / R$ 3,00 (meia entrada). Aos sábados, a entrada no museu é gratuita para os visitantes. Saiba mais aqui.

Em 2016, o Estado se destacou na lista do Travellers’s Choice Museus, do Trip Advisor, com os melhores museus do mundo. Neste ranking, a Pinacoteca do Estado conquistou o 1º lugar no Brasil e América do Sul. Saiba mais aqui.

Parques

São Paulo também proporciona a seus moradores e visitantes o contato direto com a natureza. Entre os principais parques urbanos estão o Villa-Lobos, Cândido Portinari, Juventude, Água Branca, Belém, Pomar Urbano, Alberto Löfgren e Guarapiranga, na capital, Gabriel Chucre, em Carapicuiba, e Chácara Baronesa, em Santo André. Todas as opções são administradas pelo Estado e propiciam a prática esportiva, espaço para piqueniques e para a leitura.

Para as crianças, a dica de passeio nas férias é pela Fundação Zoológico. Com uma área de 824 mil m², o local é considerado um dos dez melhores zoos do mundo, pela diversidade de animais que abriga.

Leitura

Quem gosta de dedicar o tempo livre à leitura não pode deixar de conhecer a Biblioteca São Paulo. Situada no Parque da Juventude, o local possui um acervo de mais de 30 mil livros, além de CDs, DVDs, jornais e revistas. Saiba mais aqui.

Outro lugar que proporciona o acesso ao conhecimento é a Biblioteca Villa-Lobos, que conta com programação e acervo diversificados. Em 2015, o local recebeu mais de 180 mil visitantes. Saiba mais aqui.

Operação Verão do Governo do Estado

Para ajudar alunos e professores a decidir o que fazer nas férias, o Portal do Governo de São Paulo criou a Operação Verão, uma página exclusiva que reúne dicas importantes de lazer durante o verão. Clique aqui.