A rede estadual de ensino paulista é pioneira na implantação de políticas de atendimento educacional especializado para crianças e jovens com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e múltipla, com Transtornos Globais do Desenvolvimento e superdotação.
Para atender este tipo de público, a Secretaria da Educação oferece ações que vão desde convênios com mais de 300 instituições especializadas para atender jovens com algum tipo de deficiência até transporte escolar especializado. Com isso, a Educação tem o objetivo de garantir a inclusão e o ensino de qualidade aos estudantes da Educação Especial.
Confira as ações oferecidas pela rede estadual de São Paulo para atender alunos da Educação Especial:
Professor Interlocutor: profissional voltado para os alunos com deficiência auditiva que utilizam Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio de comunicação.
Transporte escolar: os estudantes com diversos tipos de deficiência contam com transporte escolar especializado
Cuidador na escola: este profissional é oferecido para atuar junto a alunos cuja deficiência dificulte na realização, com independência e autonomia, de atividades relacionadas à alimentação, higiene bucal e íntima, utilização de banheiro, locomoção, entre outras.
Compra de mobiliário: todo material é adaptado para alunos com deficiência física.
Material diversificado: a Educação oferece impressão de material ampliado e em braile para estudantes com deficiência visual.
Progressão nos estudos: estudantes com habilidades ou superdotação podem acelerar os estudos avançando o grau de escolaridade (Ensino Fundamental e Ensino Médio) em até dois anos, de acordo com a Resolução SEE nº 81/2012. A medida só vale para alunos da rede estadual. Também só é válida para alunos que estejam matriculados nas escolas estaduais há mais de um ano.
Convênios com instituições especializadas: esta categoria é voltada para atender alunos com graves comprometimentos e que não se beneficiam do processo de escolarização na escola regular. Atualmente, a Educação oferece 305 instituições entre APAEs, AMAs, entre outras, para atender alunos da Educação Especial.
Cursos para professores: para atuar com alunos que tenham algum tipo de deficiência, a Educação oferece aos professores da rede estadual paulista formação continuada e cursos de atualização descentralizados, que são realizados nas 91 Diretorias Regionais de Ensino.
– Clique aqui e encontre sua Diretoria de Ensino