• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/06/2014
Pais e Alunos

Confira as datas para inscrições nos principais vestibulares e conheça programas de incentivo

Prepare-se para os exames por meio do cursinho online da Secretaria da Educação

As datas de inscrições nos principais vestibulares do Estado de São Paulo estão se aproximando. E para não perder nenhum prazo, o portal da Educação organizou um calendário para facilitar a vida do vestibulando.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A primeira universidade a abrir inscrições é a Unicamp. A partir do dia 11 de agosto, já será possível se candidatar para um dos cursos da instituição. A universidade se destaca por oferecer benefícios aos jovens durante o processo seletivo, visando à inclusão de estudantes do ensino público na universidade, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS).

Este ano, o estudante que cursou o Ensino Médio integralmente em qualquer escola da rede pública, ao optar pelo PAAIS na inscrição do vestibular da Unicamp, recebe automaticamente 60 pontos no resultado da nota final. Caso o candidato se autodeclare negro, pardo ou indígena e que tenha estudado em escola pública, soma além dos 60 pontos, mais 20 pontos adicionais.

Os alunos que concluíram o Ensino Médio por meio de supletivo em escolas públicas também podem participar do programa. A pontuação só terá validade na segunda fase do processo seletivo da Unicamp.

– Clique aqui para saber mais sobre o programa

A Universidade de São Paulo (USP) começa a receber inscrições no dia 22 agosto. Já a Unesp inicia seu período de cadastro em 15 de setembro. Estudantes da rede estadual podem solicitar isenção da taxa de participação. Veja aqui todas as datas.

Cursinho online da Educação

Para aqueles que já começaram os estudos preparatórios, a Secretaria da Educação oferece aos alunos da rede estadual o Cursinho Pré-Universitário Online com simulados do Enem, USP, Unicamp e Unesp.

A plataforma foi desenvolvida pela Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais) e permite que os alunos controlem o tempo de prova e obtenham orientação simultânea de um monitor sobre erros e acertos, além de indicar materiais didáticos para aprofundar os conhecimentos.

Para acessar o curso, o estudante deve informar apenas o número do seu R.A. (registro de aluno). Saiba mais.

EducaSP em 1 Minuto

A escolha da carreira, cursinhos, muitas horas de estudo e o sonho de ver o nome na lista dos aprovados. A rotina dos candidatos às vagas nos vestibulares exige muita dedicação. A série EducaSP em 1 Minuto também é voltada aos vestibulandos e tem como objetivo auxiliá-los nessa fase de preparação. Dicas de redação, física, história e outros assuntos são abordadas nos vídeos. Acesse aqui a playlist.

https://www.youtube.com/watch?v=yruV19ZLI-Q