Os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio têm, de modo geral, de 11 a 18 anos de idade e, assim como apontado no Currículo do Estado de São Paulo, valorizar o desenvolvimento de competências nesta fase da vida implica ponderar, além de aspectos curriculares e docentes, os recursos cognitivos, afetivos e sociais de que esses jovens dispõem. Implica, ainda, que o professor mobilize conteúdos, metodologias e saberes próprios de sua disciplina ou área de conhecimento.
Nesse sentido, a multiplicidade de recursos pedagógicos tem papel relevante e varia dos kits dos laboratórios de Ciências da Natureza a vídeos, livros de ficção e não ficção, didáticos e paradidáticos, mapas e globos utilizados pelos docentes da área de Ciências Humanas. As orientações para o manejo desse conjunto de recursos consideram, assim, as especificidades e usos de cada um e demanda a atuação não apenas dos professores e gestores escolares, como também da equipe pedagógica da Diretoria de Ensino.
Clique nos títulos abaixo para acessar os documentos:
1) Acervo Educação em Saúde – Prevenção Também se Ensina (Instituto Kaplan)
3) Cultura é Currículo – Materiais e Procedimentos
4) Exemplos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
5) Exemplos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
6) Procedimentos remanejamento dos materiais do laboratório Ciências da Natureza
7) Resolução SE 83, que dispões sobre o acervo do PNLD anterior a 2013