• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/01/2016
Pais e Alunos

Confira atividades para fazer nas férias

Mesmo sem viajar, dá para aproveitar o tempo livre e se divertir

As férias é o período mais aguardado do ano pelas famílias e crianças. E mesmo com o tempo livre é importante se planejar para aproveitar o máximo possível. Importante também para todos elaborarem brincadeiras educativas, dividir responsabilidades e ensinar a guardar os brinquedos. 

A Educação separou algumas brincadeiras que as crianças adoram e que os pais podem participar e brincar juntos. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Confira:

Cozinhe
As crianças adoram ajudar os pais na cozinha. Para estimular a brincadeira, é preciso que os adultos pensem em refeições fáceis em que os pequenos possam manusear sem medo. Saladas, saladas de frutas, sanduíches, enrolar brigadeiros ou beijinhos etc.

Fazer roupas
Uma sugestão divertida é brincar com os tecidos e fazer o estilo tie-dye – estilo hippies, com muitas cores. Basta comprar tintas para tecidos e usar as roupas que tem em casa, claro que as que pode usar para tingir. E é só usar a imaginação e criar. Dá até para brincar de desfile de moda.

Jardinagem e plantação
É uma ótima oportunidade para aprender a lidar com plantas, mesmo que more em apartamento. Pode praticar a brincadeira plantando pequenas hortas ou até mesmo feijão no algodão.

Bolhas de sabão
Férias e verão é combinação total e uma das brincadeiras mais divertidas para se fazer nessa época é bolinha de sabão. Com arame moldado é possível fazer bolhas enormes.

 Arte com papel
Usar a técnica da papietagem é uma das mais criativas.  Todo o material para fazer esta brincadeira é barato ou você deve ter casa: basta pegar jornal velho, bexigas, cola branca e pincel. Encha a bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto com cola. Depois de seco, pode se transformar diversos objetos como luminária, vaso ou o que a sua imaginação inventar.

Monte sua peça teatral
Use a imaginação para fazer uma releitura de um livro ou até mesmo criar sua própria história. Você pode reunir todos da casa e fazer um sorteio de personagens. Todo mundo pode se envolver na brincadeira desenvolvendo figurino, cenário e a história.