quinta-feira, 04/02/2016
CEL

Confira cinco dicas para mandar bem na entrevista de emprego

Ter cuidado com o que posta nas mídias sociais é uma das dicas para quem procura um emprego

Preparar o aluno para o mercado de trabalho é uma das tarefas da Educação. Para isso, os mais de 1,5 milhão de jovens matriculados em séries do Ensino Médio contam com cursos de idiomas do Centro de Estudo de Línguas e cursinho pré-vestibular, oferecido pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP). Mas além dos cursos preparatórios, é essencial que o jovem saiba se portar em uma entrevista de emprego, tida como um grande desafio para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pensando nos estudantes que vão se formar no Ensino Médio ou que já estão em busca do primeiro emprego, a Educação selecionou cinco dicas do site Vagas.com para os jovens mandarem bem na entrevista. Confira:

1) Fazer a lição de casa: “por que você quer trabalhar aqui?”. Esse tipo de pergunta é frequente em uma entrevista de emprego. Muitas empresas buscam profissionais com valores alinhados aos seus e que possam agregar muito profissionalmente.
Por isso, é essencial que o candidato faça a famosa “lição de casa” e pesquise tudo o que puder da empresa que o está entrevistando. A pesquisa deve abranger desde o setor em que a empresa atua, suas características de gestão, desafios e concorrentes.

2) Abra um diálogo: não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador que o candidato ganhará pontos com ele. Uma estratégia interessante aos alunos é fazer perguntas que demonstrem, primeiramente, pesquisa sobre informações referentes à empresa e também pela vaga em questão.

3) Cuidado com as mídias sociais: cada vez mais as empresas fazem pesquisas do candidato em questão por meio das redes sociais. Portanto, é essencial que o candidato saiba como usá-las, tomando cuidado com linguagem e conteúdo postado.

4) Seja sincero na entrevista: contar uma mentira ou tentar maquiar a realidade pode ser crucial para a perda da vaga almejada. Lembre-se que o recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. A dica, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso ou ansioso, é tentar ser você mesmo na conversa com o entrevistador.

5) Higiene e traje: para a entrevista, é essencial que o candidato tome cuidado com sua aparência. Portanto, é indicado que cabelos estejam bem penteados, unhas cortadas e limpas, além de vestir roupas que combinem com a área em questão. O ideal é que o candidato use uma roupa bem cuidada e confortável. Na dúvida, prefira cores neutras e formas simples.

CEL contribui para a conquista do 1º emprego de aluno da rede

Local onde os estudantes podem fazer inúmeros cursos de idiomas, o Centro de Estudo de Línguas contribuiu para a conquista do 1º emprego do jovem Bruno Souza Ribeiro, da E.E. Rui Bloem, zona sul da capital paulista. Clique aqui e confira essa história.

No próximo dia 15 de fevereiro, as aulas do primeiro semestre nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) se iniciam. As aulas são gratuitas e as matrículas continuam abertas. Neste ano serão mais de 200 unidades abertas a estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 7º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) interessados em aprender um novo idioma. Saiba mais aqui.