• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/11/2016
Ensino Fundamental

Saresp: veja como está sendo o primeiro dia da maior avaliação do Estado de São Paulo

Provas seguem até esta quarta-feira (30)

A Educação de São Paulo aplica nesta terça-feira (29), as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). No primeiro dia da avaliação, os alunos que estão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (3º e 5º anos) fazem as provas de Língua Portuguesa. Já os alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio farão as provas de Matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Pedro II, situada na Barra Funda, as crianças do Ensino Fundamental matriculadas no período da manhã já fizeram a avaliação. “A prova foi legal. A parte que eu achei mais fácil foi na hora de circular as palavras da música, que tinha numa questão”, falou a pequena e tímida Manuela Pereira Amorim, do 3º ano do Fundamental.

“Agora no período da manhã a aplicação da prova foi tranquila. A expectativa é a mesma para os alunos que farão a avaliação nesta tarde”, destacou Lilia Maria Calone da Costa, vice-diretora da unidade de ensino.

A aplicação do Saresp segue nesta quarta-feira (30), em todo o Estado. Enquanto as crianças do 3º e 5º ano farão as provas de Matemática, os adolescentes do 7º e 9º ano e também da 3ª série do Ensino Médio fazem o teste de Língua Portuguesa.

Avaliação para identificar habilidades e competências dos alunos

Participam do Saresp alunos da rede estadual de todas as regiões paulistas matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e na 3ª série do Médio. A avaliação tem o objetivo de identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa e a eficiência do currículo adotado em São Paulo.

As provas serão elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Os testes direcionados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental contêm oito questões dissertativas e cinco de múltipla escolha de Língua Portuguesa. Em Matemática, são 13 dissertativas e cinco de múltipla escola. Os outros grupos de alunos responderão apenas itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina). Alunos com baixa visão ou cegos também receberão provas com letras ampliadas e em braile.

Para mais informações sobre o Saresp, clique aqui.