• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/09/2019
Lazer

Confira como foi o desfile da Independência da Armando Gaban, de Osasco

Desfile durou cerca de uma hora e aconteceu no último sábado

Fanfarras de cinco escolas representaram a rede estadual de ensino no desfile oficial de Dia da Independência, no sambódromo do Anhembi, que aconteceu neste sábado (07) em São Paulo. Ao todo, cerca de 400 estudantes participaram do evento que lembrou a tão importante data de 07 de setembro de 1822, quando o Brasil se tornou uma nação independente. 

A banda marcial da Escola Estadual Armando Gaban, de Osasco, regida pelo professor Rodrigues há 21 anos, intensificou os treinos com a presença em eventos pelo Estado. Tudo com o intuito de chegar pronta no desfile. Os professores Marina, Adriana, André, Allan foram os regentes da orquestra, além de organizar a passagem da banda junto aos monitores.

A banda levou à avenida um pot-pourri com músicas populares brasileiras. Aquarela do Brasil, Trem das Onze, Asa Branca, Meu Xodó e Mulher Brasileira estão no repertório. “É um grande orgulho para todos nós participarmos desse desfile, o que já fazemos há dez anos. Sempre dá um frio na barriga e gostamos muito desse contato com nossa história”, pontua o professor José Rodrigues, responsável pela banda. 

Fundada pelo professor Rodrigues em 1996, a banda da escola estimula a produção de diversos trabalhos em várias disciplinas, além de unir os alunos. Para Bruna Camargo, estudante do Ensino Médio na unidade, a Banda representa uma oportunidade de aprendizado musical. “Participar da banda mudou minha vida, e esse desfile marca o resultado final de nosso empenho e esforço durante as semanas”, explica.

Chamado também de Dia da Pátria, 7 de setembro é feriado nacional e muito comemorado pelo país, com desfiles cívicos que têm a participação das forças militares, ex-combatentes, escolas e outros membros da sociedade.