• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/06/2013
Sociedade

Confira dez dicas para garantir a segurança de crianças e jovens nessas férias

Soltar balões e fogos de artifício estão entre as brincadeiras perigosas listadas pela Educação

Depois de um semestre de estudos, provas e trabalhos, os cerca de 4,3 milhões de alunos de escolas estaduais entram em férias a partir da próxima segunda-feira (1). Durante o período é importante conscientizar crianças, jovens e seus pais sobre como evitar os riscos associados à prática de 10 brincadeiras comuns no mês de descanso. Por isso, a Secretaria da Educação faz o alerta para o mês de julho ser aproveitado com segurança.

“A pausa é fundamental para os estudantes desenvolverem outras atividades de lazer e de entretenimento. Para o descanso ser bem aproveitado é preciso atenção. São cuidados simples na hora de brincar que evitam acidentes sérios” afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB), Eunice Turrini.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pensando nisso, a equipe da CGEB preparou 10 dicas principais que proporcionam o bem-estar dos estudantes no recesso e ainda garantem o retorno saudável às aulas no próximo dia 1º de agosto.

Para aproveitar as férias com segurança, evite:

1. Empinar pipas em dias de chuva ou próximo das antenas, dos fios telefônicos e elétricos; vale lembrar para nunca utilizar cerol

2. Soltar balões

3. Brincar próximo a ruas movimentadas

4. Brincar sobre lajes e telhados

5. Usar fogos de artifício

6. Nadar em rios e lagos impróprios para banho

7. Jogar bola em locais sem segurança

8. Utilizar facas e objetos pontiagudos

9. Brincar perto de janelas

10. Brincar com fogo e produtos químicos