quinta-feira, 21/01/2016
Alimentação Escolar

Confira dicas de alimentação saudável para aproveitar as férias escolares

Prática de atividades físicas também são indicadas para o período

Espaço garantido para a diversão, as férias escolares também podem ajudar a alterar os horários e hábitos das refeições de crianças e adolescentes. Confira as dicas da nutricionista Lara Natacci, do Programa meu Prato Saudável, que trouxe algumas dicas de alimentação saudável para os pequenos e jovens estudantes aproveitarem o período da melhor maneira.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com a nutricionista, é importante manter os horários para as refeições e lanches das crianças. A alimentação deve ter um bom fracionamento, como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, para não comprometer o metabolismo e garantir uma digestão adequada.

Também é essencial que os pais controlem os possíveis excessos de doces, refrigerantes e guloseimas das crianças, além de incentivarem a prática de atividades físicas.

Veja mais dicas da nutricionista:

– Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;

– Mantenha horários para refeições e lanches;

– Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico;

– Controle o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;

– Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;

– Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;

– Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;

– Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;

– Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.