• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/10/2016
Pais e Alunos

Confira dicas de atividades gratuitas para festejar o Dia das Crianças em SP

Parques, bibliotecas e museus contam com programação voltada para toda a família

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro, data em que parques, museus e bibliotecas se mobilizam para oferecer programação diversificada para os baixinhos que estudam na rede estadual paulista interagirem com toda a família. Atualmente, são mais de quatro milhões de alunos nas escolas estaduais. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No Catavento Cultural, as crianças podem fazer um passeio pelo interior do planeta, partindo do núcleo em direção à superfície, passando pelo manto e pela crosta. Em uma caixa de areia são projetadas as curvas de nível de um terreno, formando montanhas, vales, planícies, ilhas, lagos e oceanos. A atividade pode ser conferida das 9h as 16h.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC) promove Jogos e brincadeiras para ver e conhecer arte. São atividades lúdicas para crianças na exposição Visões da arte no acervo do MAC 1900-2000. São várias sessões ao longo do dia, para que os visitantes possam explorar quebra-cabeça, caça ao tesouro, mico, retrato-a-retrato e outros jogos e brincadeiras, descobrindo as obras de arte de um jeito divertido e descontraído. A atividade pode ser conferida da 11h as 16h, com limite de 15 participantes por sessão.

A Biblioteca de SP tem programação durante todo o dia, com teatro de bonecos, intervenção poética e oficina de confecção de jogos.

Já no Parque do Ibirapuera, a programação é voltada para a interação entre avós e crianças na natureza. Das 10h as 12h, e das 14h as 16h, os visitantes podem participar de atividades como Pintura na Natureza, em que as crianças e seus avós farão experimentações com tintas naturais produzidas por eles a partir de terras, espinafre, beterraba, açafrão da terra e urucum, e a Roda Aberta de Dança Circular, prática integrativa que, em diversas culturas, expressam a relação do ser humano com a natureza, com a sociedade e com a vida.