• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/09/2013
Sociedade

Com a chegada da primavera, conheça os parques do Estado e programe uma visita

Estação das flores é ideal para passeios que aproximam o visitante da natureza

Com a chegada da primavera, no domingo (22), famosa estação das flores, é hora de aproveitar o clima para conhecer alguns parques espalhados por todo o Estado.

De acordo com Ricardo Hallak, professor doutor no Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, a primavera tem como principal característica o tempo seco e as variações climáticas, que causam frio, calor e chuva, tudo no mesmo dia. Por isso, seja qual for a sua programação, não se esqueça de beber muita água e estar preparado para o clima. Veja aqui algumas dicas de como cuidar da saúde em dias com baixa humidade.

Furnas do Bom Jesus – Pedregulho

O parque conta com alta diversidade de flora e de fauna, além das matas e cachoeiras que encantam os visitantes. Os passeios aos finais de semana e feriados devem ser agendados. Mais informações aqui.

Ibirapuera – São Paulo

Localizado na zona sul da capital paulista, o parque oferece um leque de atrações culturais e lazer para toda a família. O visitante pode andar de bicicleta, conhecer museus e participar dos constantes eventos realizados no local. Saiba mais sobre o parque.

Juquery – Franco da Rocha

Este parque abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais. Os visitantes podem apreciar a natureza do ponto mais alto do parque, que tem 942 metros de altitude. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Saiba mais aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Morro do Diabo – Teodoro Sampaio

No interior do Estado, o parque Morro do Diabo proporciona o contato direto com a natureza, além de campo para pesquisa científica e quiosques para piquenique. Visitas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Mais informações aqui.

Parque do Jaraguá – São Paulo

Próximo a Perus e Pirituba, é possível aproveitar um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. A estrutura conta quiosques para piquenique, trilhas, além das montanhas que encantam os visitantes. Visitas de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. Saiba mais sobre o parque.

Porto Ferreira – Porto Ferreira

Apreciar a natureza é um dos objetivos de quem visita o parque Porto Ferreira, que conta com 611 hectares e está localizado a 227 km da capital paulista. O visitante pode conhecer toda a estrutura por meio de trilhas, que aos finais de semana acontecem até às 14h. Saiba mais aqui.

Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba

Trilhas e a represa de Paraibuna são os principais atrativos deste parque no litoral norte de São Paulo, que conta com aproximadamente 50 mil hectares. Na represa é possível a prática de esportes aquáticos. As visitas acontecem diariamente, mas as trilhas são permitidas até às 16h. Saiba mais aqui.

Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia – São Luiz do Paraitinga

Localizado na região do Vale do Paraíba, o parque conta com diversas trilhas e cachoeiras, além da prática de esportes radicais. O visitante que quiser se hospedar paga um valor a parte. Conheça o parque.

Vassununga – Santa Rita do Passa Quatro

Outra opção no interior de São Paulo, o parque Vassununga possui uma trilha chamada de Trilha Interpretativa dos Jequitibás. O caminho de ida e volta têm duração de 1h30 e o visitante fica mais próximo da natureza. Saiba mais sobre o parque.

Xixová-Japuí – São Vicente

O parque Xixová é mais uma opção de lazer no litoral. Além das trilhas, o visitante pode conhecer o mirante com vista para a Praia de Itaquitanduva. As visitas acontecem mediante agendamento prévio. Saiba mais aqui.