• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/02/2016
Pais e Alunos

Confira dicas para aproveitar o final de semana com a criançada

Com brincadeiras educativas, a família toda pode se divertir

No final de semana não há nada mais divertido que estimular brincadeiras com as crianças, e se for em conjunto com o pais, melhor ainda. Dessa forma, pais e filhos desenvolvem melhor o laço afetivo e têm oportunidade de fortalecer os vínculos. Pensando nisso, a Educação separou algumas dicas para aproveitar o final de semana, confira:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

1) Acampe dentro de casa: com lençol, lanternas, livros e comidinhas dá para fazer um acampamento divertido com a família em qualquer cômodo da casa.

2) Faça uma árvore genealógica: para conhecer suas origens e reviver sua história, faça uma árvore genealógica. O divertido será fazer com fotos, nomes, desenhos e também com familiares mais velhos ajudando.

3) Feira do livro: aproveite a vizinhança, os colegas ou os próprios parentes para fazer troca de livros. Marque uma data e cada um leva um ou mais livros ou até mesmo gibis.

4) Tarde de jogos: Reúna a família e os amigos para fazer uma tarde de jogos. Brincadeiras como mimicas e quebra-cabeça são divertidas e rendem muitas risadas.

5) Faça programação para museus e parques: agende pelo menos um final de semana por mês para fazer uma dica cultural em conjunto com a família. Faça mapas do local com histórias e curiosidades.

6) Histórias em quadrinhos: incentive a criança a criar sua própria história em quadrinho e desenvolver personagens.

7) Escrever um livro: incentive a criança ou o jovem a escrever seu próprio livro. Pode ser com suas experiências de vida ou histórias imaginárias. O interessante é que tenha ilustrações, assim ela desenvolve a prática do desenho.

8) Peças teatrais: montar uma releitura de uma peça que a família assistiu junto seria muito divertido e educativo. Ou até mesmo montar uma peça teatral a partir de um livro ou de um filme. Todos podem participar sorteando os personagens. Tudo tem que ser caprichado, com figurino, cenário e música.