• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/02/2014
Pais e Alunos

Confira dicas da Educação com principais cuidados e orientações para alunos no verão

Professores podem aproveitar a oportunidade e trabalhar os assuntos ligados à Copa do Mundo

A Educação listou os principais cuidados e as orientações para garantir o bem-estar dos 4 milhões de alunos da rede estadual em dias muito quentes, como os vivenciados neste verão. Para seguir a recomendação de evitar exercícios físicos intensos por causa das altas temperaturas, os professores de Educação Física podem aproveitar a oportunidade e trabalhar os assuntos ligados à ‘Copa do Mundo’ em sala de aula.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Isso porque fazem parte do currículo unificado em todas as 5 mil escolas estaduais atividades sobre princípios táticos e técnicos do futebol, ‘papel do torcedor’, ‘fair play’, ‘transmissão pela tevê’, ‘a história da Copa’, ‘futebol de várzea’, entre outros temas. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos não só na prática como também na teoria sobre o esporte. Todos os tópicos são trabalhados no dia a dia escolar.

“Nos dias de extremo calor, não há necessidade de suspender as aulas de educação física, mas é indicada a realização de atividades mais moderadas. Neste contexto, a temática da Copa do Mundo pode ser ainda mais explorada, já que é uma orientação da Secretaria fazer do evento uma oportunidade de aprendizado”, afirma Mirna Brandt, da equipe de Educação Física da Coordenadoria de Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do Estado.

Além das aulas de educação física, a Copa pode ser utilizada como tema das feiras culturais e nas disciplinas como português, matemática, história e geografia, em qualquer estação do ano. E nos 224 Centros de Estudo de Línguas (CEL), que oferecem aulas de até sete idiomas diferentes para alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede, as aulas incluem lições de gramática e habilidades tais como receber e dar informações, descrever pontos turísticos de sua cidade, entre outros.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

A comunidade escolar também será destaque neste ano em que o Brasil é sede do evento. As 2,3 mil Escolas da Família, que abrem aos finais de semana com programação gratuita, organizaram para este primeiro semestre um grande campeonato de futsal que vai envolver os alunos, pais e vizinhos que frequentam as escolas estaduais.

#album[2566]top#