• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Médio

Confira dicas para mandar bem na redação do Enem 2018

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro

Prepare-se! As provas do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximam e a temida redação por muitos alunos também! Nos dias 4 e 11 de novembro, estudantes da rede estadual de ensino farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Mais informações aqui

O formato da redação é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual permite que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. É preciso ficar atento a alguns detalhes que podem render nota zero na redação.

Fugir do tema proposto, não atender a proposta, entregar a folha de redação em branco, escrever só sete linhas, usar desenhos e não seguir o formato proposto são alguns erros que podem lhe render nota zero.

A Ana Paula Boraschi, universitária e ex-aluna da rede pública, conquistou a nota de 820 pontos na redação do Enem 2016. Segundo ela, determinar um formato de estudo é fundamental para conquistar uma boa nota. “Montar um grupo de estudos, eu acho muito importante, porque ali são pessoas focadas, pessoas que querem realmente aprender”, explica.

Controlar o tempo também pode garantir alguns pontos a mais. “Os rascunhos são muito importantes, porém, você tem que estabelecer um tempo, porque você não tem só a redação para fazer. Você tem redação, prova de matemática e prova de linguagens”, completa.

Ficar de olho em todas as notícias foi uma das estratégias utilizadas pelo jovem Agnaldo Oliveira, que também se destacou na redação, em 2016, com 840 pontos. “Você fica por dentro de todas as notícias não só do Brasil, mas em todo o mundo. Elas te ajudam a desenvolver um pensamento crítico de todas as coisas e te ajudam a ter a sua própria opinião pelos assuntos. Todo conhecimento é bem-vindo, sendo de jornais, revistas, sites. Qualquer informação que possa acrescentar na sua redação é importante”, disse.

E ele destaca que os textos de apoio não podem ser copiados. “É importante usar o texto de apoio da redação para que você abra sua mente para novas ideias, a ter tópicos que vão ajudar durante a construção da redação e não para copiar”, explica.

Serviço

Enem – Exame Nacional do Ensino Médio
Provas: dias 4 e 11 de novembro
Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões: 14 de novembro
Divulgação dos resultados individuais: janeiro de 2019 (data a confirmar)