• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 01/02/2020
Destaque

Confira dicas para a volta das aulas nessa segunda!

Momento é de retomar a rotina e focar nos estudos

Nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, as escolas da rede estadual de São Paulo devem ser preenchidas com aproximadamente 3,4 milhões de para a volta às salas de aula no letivo de 2020.

Depois de semanas de folga, é hora de os alunos, professores e servidores retomarem a rotina e se prepararem para começar mais um ano de estudos mais adaptados e entusiasmados. Pensando numa melhor adaptação para todos, preparamos algumas dicas para te ajudar a encarar os primeiros dias da criação de uma nova rotina e aproveitar ao máximo um ano muito importante para a educação de São Paulo. Confira!

Defina horários para dormir e acordar

A rotina de alunos e responsáveis muda durante o período das férias escolares, mas faltando apenas alguns dias para o início do ano letivo é preciso que os estudantes tenham um horário definido para dormir e acordar, já pensando na rotina das aulas. Dessa forma o organismo vai se readaptando.

Organize os materiais e roupas

Mesmo com planejamento, o primeiro dia de aula pode ser um pouco corrido, por isso deixar separado o material escolar e até mesmo a roupa pode garantir alguns minutos extras antes de sair para escola sem atraso.

Revise o conteúdo

Também é comum que alguns conhecimentos aprendidos durante o ano fiquem adormecidos nas férias. Por isso uma releitura dos cadernos do ano passado pode ser de muita ajuda. Mesmo que de forma simples as revisões podem ajudar o cérebro despertar o conhecimento já adquirido e assimilar com mais facilidade as matérias novas.

Use a tecnologia a seu favor

É impossível separar esta geração da tecnologia, por isso use a internet ao seu favor. Converse com os professores sobre sites confiáveis que podem ser acessados para complementar a educação. Já os pais ou responsáveis não devem travar uma “guerra” contra celulares, e sim, definir horários para utilizá-los, sem atrapalhar tarefas e estudos.  E lembre-se: livro ainda é o principal material didático!

Mantenha comunicação com a escola

Para garantir o melhor aproveitamento das aulas, tanto alunos e responsáveis devem manter uma comunicação clara e constante com a escola. Os estudantes dentro de sala de aula devem ser incentivados a conversar e tirar dúvidas com os professores.

Já os responsáveis devem participar das reuniões entre pais e mestres e eventos nas escolas. Um canal que pode ser acessado tanto pelos alunos e responsáveis é o aplicativo Minha Escola SP – disponível para download gratuito no sistema Android e iOS – que reúne boletim com notas e faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil.