segunda-feira, 26/03/2018
Notícia

Confira a nova exposição do Museu da Arte Sacra

A mostra "Santo Sudário" poderá ser visitada até o dia 6 de maio

O Museu da Arte Sacra de São Paulo está exibindo a mostra “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência”. A exposição conta com 40 obras do acervo do museu, entre esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, além de plotagens de obras existentes em outros museus e igrejas. A intenção é levar os visitantes a construir sua própria história do Sudário de Turim, a partir da união entre arte, ciência e fé.

“O Santo Sudário é considerado uma comprovação sagrada da passagem de Cristo para a eternidade”, disse José Carlos Marçal de Barros, que é Diretor executivo do Museu de Arte Sacra. A mostra também apresenta estilos e técnicas de épocas variadas, trazendo esculturas e pinturas do acervo do museu, bem como objetos arqueológicos e reproduções de obras sacras datadas a partir do século XIV. “Temos certeza de que o visitante apreciará, sobremodo, mais esta comemoração da Páscoa do ano 2018 de Nosso Senhor Jesus Cristo”, finaliza.

Nessa exposição, o curador Jack Brandão, professor, mestre e doutor em Literatura, presenteia o público com uma verdadeira aula sobre o tema, baseado em considerações artísticas, místicas e científicas acerca do tecido que teria envolvido o corpo de Jesus após ser crucificado. “Procuraremos demonstrar como a relíquia transcende o religioso ao influenciar o artístico ao longo dos séculos, definindo, por exemplo, o rosto de Jesus; o histórico, ao nos fornecer preciosos dados arqueológicos sobre uma pena capital de séculos; o científico, de modo especial após sua primeira fotografia, quando passou a ser um dos objetos mais estudados no século XX, por diversas especialidades científicas”, explica.

A exposição “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência” ficará em cartaz até 6 de maio no Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado na Avenida Tiradentes, 676, no bairro da Luz, em São Paulo.