• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/06/2017
Ensino Médio

Confira os assuntos de Humanas mais cobrados no Enem

Prova abrange questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia

A cinco meses do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação separou os temas mais recorrentes da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias – que abrange as disciplinas História, Geografia, Sociologia e Filosofia – para os vestibulandos estarem preparados para o exame.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Alguns dos assuntos de Humanas que mais aparecem nas questões do Enem são: “Movimentos sociais ao longo da História”, “Tecnologia e seu impacto na vida social e política”, “Cidadania”, “Problemas urbanos”, “Situação rural brasileira” e “Questão ambiental”. Confira os tópicos separados por disciplina:

Geografia

Entre os temas mais frequentes de Geografia, o professor Sérgio Damiati, integrante da equipe curricular de Geografia da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), destaca:

Hidrografia – Os estudantes devem entender o ciclo hidrológico, principalmente como a água está distribuída nos diferentes reservatórios (oceanos, rios, lagos, geleiras aquíferos, biosfera). Outro ponto importante refere-se às bacias hidrográficas brasileiras, sua distribuição e características. As características e a importância econômica dos rios também são questões que são cobradas no Enem.

Vegetação – É importante que o estudante dê atenção especial para as diferentes tipologias de vegetação, suas características e a distribuição geográfica, assim como os principias problemas socioambientais associados.

Transportes – A evolução nos meios de transporte alterou a forma e a relação na economia. Os países que buscam participar dos fluxos internacionais precisam realizar investimentos na infraestrutura de transporte, comunicação e energia.

Urbanização – É importante considerar a formação e a evolução da rede urbana brasileira, a fim de reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso a apropriação dos espaços agrário e urbano. Outros pontos que requerem atenção referem-se ao papel do meio técnico-cientifico-informacional nas mudanças dos processos de hierarquização urbana no Brasil, o papel de São Paulo como grande metrópole nacional e como cidade global, dinâmica dos fluxos populacionais à organização do espaço geográfico urbano no Brasil, e os problemas socioespaciais e ambientais urbanos.

Indústria – É fundamental considerar os elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira, reconhecendo os fatores histórico-geográficos responsáveis inclusive pela concentração da atividade industrial no Sudeste brasileiro. E com base em dados e informações expressos em diferentes linguagens reconhecer as principais características da atividade industrial no Brasil. Outro ponto que requer atenção refere-se aos fatores relacionados ao impacto das novas tecnologias no processo industrial brasileiro e o processo de desterritorialização, e a questão do trabalho e o mercado de trabalho.

Agricultura – É importante considerar a distribuição da atividade agropecuária brasileira pelo território, reconhecendo as transformações que determinaram as formas de uso e a apropriação dos espaços urbanos e agrários. Outro ponto que requer atenção refere-se à questão da expansão das fronteiras agrícolas nos biomas brasileiros.

Filosofia

Na parte de Filosofia, a professora Tânia Gonçalves, integrante da equipe curricular de Filosofia da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), sugere:

Conteúdos e habilidades – O estudante deve atentar para a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades e reconhecer as relações entre cidadania e democracia na organização das sociedades em diferentes momentos históricos. Lembrando que tanto no contexto da reflexão ética como na política, o estudante deve considerar situações do cotidiano em especial aquelas relacionadas a questões acerca da diversidade racial e de gênero.

Competência leitora e escritora – É fundamental que o estudante leia com atenção o enunciado, que pode apresentar fragmentos de textos filosóficos e/ou outros registros. Dessa forma, recomenda-se que o estudante leia “de modo filosófico” textos de diferentes estruturas e registros, que contextualize a produção filosófica, articulando a produção filosófica a contextos históricos e que articule conhecimentos filosóficos e conteúdos e discursos de outras disciplinas da área de ciências humanas, assim como de outras áreas do conhecimento.

Atualidades – O estudante deve, além de conhecer a tradição filosófica, estar bem informado acerca de temas da atualidade. Acompanhar o noticiário e reconhecer o teor reflexivo ético e político nas notícias pode ser importante no momento do exame.

História

Já os assuntos de História mais abordados no exame costumam ser: conquistas trabalhistas, conquistas das mulheres e períodos de ditadura no Brasil (tanto a de Getúlio Vargas quanto a militar).

Sociologia

E, dos tópicos de Sociologia mais cobrados, é possível ressaltar: liberdade de imprensa e de expressão, igualdade de gênero, racismo, homofobia e direitos das mulheres.

Enem 2017

O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O exame é composto por 180 questões, divididas igualmente entre Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Mais informações no site do Enem.