A redação exigida na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre um ponto de atenção para os estudantes. Muitas vezes é considerada o grande desafio, mas é possível tirar de letra e se sair muito bem dessa!
Se você é estudante da 3ª série do Ensino Médio e está se preparando para a avaliação nacional que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, fique atento e tome nota dos erros mais comuns nas redações do Enem.
Aproveite também para evitar esse tipo de engano estudando pela plataforma interativa Geekie+, que oferece um plano de estudos personalizado. A ferramenta disponibiliza exercícios de todas as áreas do conhecimento exigidas pela avaliação. As dicas abaixo foram reunidas pela equipe responsável pela plataforma. Confira!
Coloquialismo excessivo
Para realizar uma boa redação, não é necessário usar palavras rebuscadas. Mas é fundamental evitar coloquialismos. Esqueçam as gírias, abreviações e o “internetês”, linguagem utilizada no meio virtual. Usem a linguagem padrão. Uma dica: produza uma redação que pareça uma conversa informal de amigos.
Falta de coerência
Uma boa redação precisa ter ritmo. Nunca deixe de usar as conjunções, como “mas”, “no entanto”, “porém”, “e”, “não só”, “todavia”, entre outras. É importante manter uma relação lógica entre as ideias para garantir a compreensão do texto. Lembre-se que uma redação não é um conjunto de palavras, é necessário ter coerência.
Uso de clichês
O ENEM exige que o aluno entenda a proposta de redação e utilize os conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Então, evite o uso de frases prontas, como “quem ri por último, ri melhor” ou “quem planta, colhe”. Faça a diferença e use argumentos consistentes.
Pleonasmo
Evite usar palavras repetidas no texto. Isso demonstra que o aluno não tem conhecimento sobre o assunto e que está enrolando. Uma dica: use sinônimos!
Problemas gramaticais
São erros gravíssimos e comuns em qualquer redação. Revise assuntos como o uso da crase, dos “porquês”, da pontuação, das palavras “onde” e “aonde” e do verbo haver. São exemplos de situações que geram sempre dúvidas. Fique atento!