sexta-feira, 06/07/2012
Últimas Notícias

Conheça os quinze desenhos selecionados que serão expostos no Japão

Trabalhos serão enviados ao Festival de Toyama nesta sexta-feira, 6 de julho A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP, escolheu na última quarta-feira (4) os melhores desenhos de alunos das escolas estaduais de ciclo I e II do Ensino Fundamental, participantes do concurso […]

Trabalhos serão enviados ao Festival de Toyama nesta sexta-feira, 6 de julho

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP, escolheu na última quarta-feira (4) os melhores desenhos de alunos das escolas estaduais de ciclo I e II do Ensino Fundamental, participantes do concurso “Festival de Toyama”.

Os desenhos escolhidos serão enviados para o Japão, onde serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, em setembro.

Dos 15 trabalhos selecionados, três são de estudantes de São Paulo, cinco da Grande São Paulo, seis do interior do Estado e um do litoral. A postagem dos materiais acontecerá nesta sexta-feira, 6 de julho. O retorno ao Brasil está previsto para novembro.

Durante o mês de junho, 25 Diretorias de Ensino enviaram desenhos para a seleção realizada pela comissão julgadora do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP, composta por seis especialistas.

“O intercâmbio propõe ações na escola de maneira que os alunos tenham acesso à cultura japonesa e representem este conhecimento na produção de desenhos e pintura. Ao conhecer outro grupo étnico, a tendencia é aprender a respeitar e valorizar as diferenças”, comenta Maria Cristina Noguerol Catalan do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP.

Confira na galeria de fotos o processo de seleção e os 15 trabalhos selecionados.

tabela_toyama_610

1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte

A partir deste ano, alunos de escolas do Japão também farão um intercâmbio cultural com o Estado de São Paulo. Já está prevista para o mês de novembro a 1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte, organizada pela Secretaria e que vai reunir 45 trabalhos de alunos da escola Nomura, entre eles estudantes brasileiros que residem no país, outros 15 nativos, além de 15 trabalhos que serão selecionados entre crianças que integram a Associação Cultural Toyama.

O tema indicado pelo Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP ao Japão para a primeira edição da mostra é “O Brasil que eu conheci”. Os alunos do país também vão receber materiais sobre a história e cultura do Brasil.