• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Confira os resultados do Saeb 2017

A avaliação é aplicada a cada dois anos para medir a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

A rede estadual de educação paulista melhorou o desempenho nos dois ciclos do Ensino Fundamental do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), divulgado na última quinta-feira (30/8). Segundo dados, referentes a 2017, os alunos matriculados no 5º ano conquistaram a segunda nota mais alta entre as redes estaduais do país em Língua Portuguesa e Matemática, atrás apenas de Goiás. Em comparação à edição anterior, o crescimento foi de 6,7 e 2,2 pontos, respectivamente.

Alunos do 9º ano também foram avaliados. Nas provas de Língua Portuguesa, São Paulo avançou de 8,1 pontos no período. Em Matemática, registrou o aumento de 1,7 ponto.

Em 2017, quando pela primeira vez a avaliação do Ensino Médio foi censitária (antes era amostral), os alunos alcançaram 265,95 pontos em Língua Portuguesa e 263,2 em Matemática.

A Educação reconhece que ações como a valorização do professor e o investimento em tecnologia, com lousas digitais, são fundamentais para avanços na qualidade do ensino.

A partir do próximo ano, os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio poderão complementar a formação com cursos técnicos a distância por meio do Centro Paula Souza. Já para o ensino superior a distância, a proposta é que, daqui a pouco mais de um ano, os mais de 400 mil alunos que saem do Ensino Médio da escola pública tenham acesso gratuito a uma vaga da Univesp, sem precisar fazer vestibular.

Em agosto, o governo estadual enviou um Projeto de Lei à Assembleia autorizando um novo concurso para contratação de 15 mil PEB II. Um reajuste já foi dado este ano e um aumento de 10,15% está em negociação. Além disso, a prova de valorização pelo mérito será retomada depois de dois anos de hiato.

Ideb

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), na segunda-feira (3/9), que mede a qualidade de ensino no Brasil. De acordo com os dados, referentes a 2017, o Estado de São Paulo avançou nas duas fases do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Já no Ensino Médio, São Paulo passou de 3,9 para 3,8%.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o índice de São Paulo passou de 6,4 em 2015 para 6,5 em 2017. Já nos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado passou de 4,7 em 2015 para 4,8 em 2017.

O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, em 2007. É calculado a cada dois anos com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos. A taxa de rendimento escolar é obtida a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. Já para o desempenho utiliza-se a Prova Brasil (para escolas e municípios) e o Saeb (sistema de avaliação/prova que mede estados e Brasil).