• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/12/2013
Cultura é Currículo

Confira três dicas de passeios culturais no litoral e interior do Estado

Sugestões fazem parte do roteiro de 2013 do projeto Lugares de Aprender, do Cultura é Currículo

Durante o ano de 2013, o programa Cultura é Currículo levou mais de 1 milhão de alunos da rede estadual para teatros, museus e institutos de arte. Os roteiros conhecidos pelos alunos fazem parte do projeto Lugares de Aprender. Confira algumas dicas de passeios que também fazem parte do projeto e estão espalhadas pelo interior do Estado e também no litoral paulista.

Museu do Folclore – São Jose Campos

Conhecer a cultura popular regional de São José dos Campos, interior de São Paulo, por meio de objetos, fotos e vídeos é a proposta do Museu do Folclore, que fica no interior do Parque da Cidade Roberto Burle Marx.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o último final de semana do ano, o visitante pode conferir gratuitamente a exposição permanente do museu e também o presépio, montado para as comemorações natalinas.  Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro não haverá visitação. O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana, São José dos Campos.

Parque Estadual de Ilhabela

No litoral paulista, a dica fica para o Parque Estadual de Ilhabela, que oferece ao visitante algumas cachoeiras, mirantes, praias e o bioma da Mata Atlântica com um diversificado ecossistema de fauna e flora. Além disso, o parque conta com sete trilhas oficiais, que liga a ilha de um lado ao outro e uma exposição no Centro de Visitantes.

A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante os finais de semana e alta temporada é necessário consultar o atendimento pelo telefone (12) 3896-2585. O parque fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, Ilhabela/SP.

Museu de Salto

Na cidade de Salto, município que é cortado pelo rio Tietê e chamado de Estância Turística de Salto, a dica fica para o Museu da Cidade de Salto. Durante este passeio, o visitante passa a conhecer a história da cidade e também tem uma introdução dos demais pontos turísticos e de lazer da cidade, como o Parque das Lavras, Memorial do Rio Tietê e Parque da Rocha Moutoneé. O acervo é constituído por fotos, objetos e livros.

O atendimento ao público acontece de terça a domingo com entrada franca. De 30 de dezembro a 1 de janeiro não haverá atendimento. O museu fica na rua José Galvão, 104, Centro, Salto/SP.