• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/08/2015
Cultura é Currículo

Confira uma lista com 10 filmes que vão te ajudar a estudar História

Clássicos do cinema fazem parte da rotina dos estudantes da rede estadual

As aulas de História não estão restritas aos livros. Grandes personagens ou episódios de uma guerra também podem ser conhecidos por meio do cinema. São inúmeras as produções nacionais e estrangeiras que, além de entreter, ensinam. Neste sentido, a Educação, por meio da equipe curricular de História, elaborou uma lista com 10 títulos que podem ser vistos em casa ou com amigos durante o recesso de julho.

– Confira a lista com 10 filmes sobre História

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para montar a seleção, os educadores da Educação levaram em conta a temática, faixa etária do público, acesso ao material e o tipo de linguagem. Todos os selecionados fazem parte da videoteca que dá suporte para as aulas de diversas disciplinas na rede. As escolas que atendem alunos do Ensino Médio contam com um acervo moderno de filmes, mantido pelo programa Cinema vai à Escola da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Entre os títulos, está a produção inglesa “Billy Elliot”. O filme narra a história de um menino de 11 anos que desiste das aulas de boxe para aprender balé. O pano de fundo, porém, é a Inglaterra do início dos anos 80, quando o punk explodia nas rádios e os operários foram às ruas para exigir melhores condições de trabalho. Já em “Sob a névoa da guerra”, o tema central é o Vietnã e a fracassada ocupação norte-americana no país asiático. O documentário resgata imagens de arquivo e gravações da Casa Branca entre os anos de 1961 e 1968.

Outro exemplo é o brasileiro “Cinema, Aspirinas e Urubu”, de Marcelo Gomes e mostra a imigração europeia ao nordeste nos anos 30 e o governo Vargas. Ainda entre os nacionais, o kit traz “Vida de Menina”, filme inspirado do diário de Helena Morley que retrata as Minas Gerais do final do século XXI e a relação entre brancos e escravos.

O cinema nacional também é representado com “O pagador de promessas”. O longa mostra o sincretismo religioso a partir da história de Zé do Burro, um homem pobre que tem como promessa carregar pelo sertão nordestino uma pesada cruz de madeira.

Filmes para trabalhar em sala de aula

Os professores da maior rede de ensino do País também podem conferir sete dicas de filmes que contém conteúdo relevante para trabalharem em sala de aula, atividades que visam o aprimoramento da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Saiba mais aqui.