• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/02/2016
Pais e Alunos

Confira uma lista de livros de literatura infantil para incentivar os pequenos à leitura

A Educação separou uma seleção de obras para os pais lerem com seus filhos

A leitura proporciona uma viagem ao mundo da imaginação e por isso os pais devem criar essa rotina com seus filhos o quanto antes. Esse hábito vai unir ainda mais os laços entre os familiares, além de ser uma atividade educativa. Pensando nisso, a Educação separou alguns títulos indicados para crianças.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Confira a lista:

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias: da escritora Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra). O livro tem três histórias: Marcelo, Marmelo, Martelo, Teresinha e Gabriela e Os Donos da Bola. Nelas, pais e filhos vão conhecer crianças que se deparam com reveses comuns no universo infantil, como a dificuldade de diálogo entre adultos e crianças. Os desenhos expressam a vivacidade e inocência que envolvem estas lições. É indicado para os pequenos a partir de 6 anos.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo (Editora Melhoramentos):  os leitores vão sentir alegria e o carisma em um menino bem maluquinho que cria sol em dias de chuva, abraça o mundo com as pernas, brinca com sua sombra, canta, distribui segredos.  Indicado para crianças a partir de 7 anos.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Cia das Letrinhas): A menina que cai num poço e sai em outro mundo, é assim que começa a história de Alice. Entre tantas, esta edição, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz. Indicada para crianças a partir de 9 anos.

A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga): Em uma velha bolsa doada por uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A escritora aborda os conflitos internos e externos da personagem, por meio de amigos secretos, fantasias e questões do mundo real. As reflexões ajudam os pequenos a dialogarem com seus conflitos.  Indicado para crianças a partir de 8 anos.

Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado (Editora Salamandra): Bel se encanta por um retrato da sua bisavó, ainda criança. Ela nunca a conheceu, mas imaginar um relacionamento entre as duas faz com que Bisa Bia se torne uma grande amiga e confidente. Indicação: a partir de 7 anos.