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terça-feira, 28/03/2006
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Congresso Internacional de Educação reforça conceitos da Escola de Tempo Integral e inaugura Canal do Saber

Evento, que termina nesta terça-feira, dia 28, reúne duas mil pessoas no Anhembi Um grande encontro para trocar experiências sobre a Escola de Tempo Integral, saber o que é feito […]

Evento, que termina nesta terça-feira, dia 28, reúne duas mil pessoas no Anhembi

Um grande encontro para trocar experiências sobre a Escola de Tempo Integral, saber o que é feito no exterior, mostrar os projetos realizados aqui. Estes são alguns dos objetivos do Congresso Internacional de Educação realizado no Centro de Convenções do Anhembi, na Capital.

A abertura do evento, nesta segunda-feira, dia 27, contou com a presença do governador, Geraldo Alckmin, do secretário de Educação, Gabriel Chalita, coordenadores da Secretaria, autoridades e parceiros de programas desenvolvidos na rede estadual de ensino. Entre os convidados para relatar experiências internacionais, nomes como José Pacheco, da Universidade do Porto, em Portugal; Fernando Hernandez e Juana Maria Sancho, da Universidade de Barcelona, na Espanha; e Sonia Teresinha de Sousa Penin, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

“O secretário Chalita nos pediu um Congresso de conferencistas internacionais que tivessem a possibilidade de passar para os nossos educadores a experiência da Escola de Tempo Integral ocorrida no exterior, que vem somar ao Programa de Formação Continuada, e dar a eles um preparo maior para voltar às suas escolas e perceber – a partir das referências internacionais – o que podem adequar nas escolas onde o projeto está sendo implantado desde o início de fevereiro”, explica a coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Sonia Maria Silva.

O sucesso do projeto, iniciado este ano, pode ser medido em números. “Nosso diferencial é que implantamos a Escola de Tempo Integral em 514 escolas, e preparando mil para o próximo ano. É um projeto sistêmico, um desafio maior”, revela Sonia.

Resultados

Durante a abertura do discurso, Gabriel Chalita aproveitou para divulgar os avanços conseguidos no combate à evasão escolar ao longo dos últimos seis anos. Segundo ele, em 2001, no Estado, a evasão era de 2% de primeira a quarta-série; hoje é de 0,6%. Já no País, o índice caiu de 10% para 8%. “O Brasil chegou a este patamar por causa de São Paulo. Nosso Estado é quem puxa a evasão para baixo. Se a gente tirar São Paulo a evasão sobe”, explica ele.

E não é só. De quinta a oitava série, a evasão era de 6,3%. Hoje não passa de 2,5%. No Brasil, caiu de 12,9% para 10,9%. E a evasão no ensino médio, que em 2001 era de 12,1%, está atualmente na casa dos 7% em São Paulo. No Brasil, conseqüentemente, caiu de 16% para 15,1%. “A queda de evasão escolar indica que a escola está mais acolhedora, porque se a criança não abandona a escola, sinal de que gosta da que está freqüentando. Isso é resultado do trabalho de educadores”, conclui o secretário.

No caso do EJA – Educação de Jovens e Adultos, mais avanços positivos. Quando o projeto foi lançado, em 2001, 30 mil pessoas voltaram aos bancos escolares para concluir o ensino médio. Hoje são 481 mil pessoas que voltaram para a escola influenciadas por uma série de programas como o Escola da Juventude.

Convênios

O Congresso marcou ainda a autorização do governador para a assinatura de convênios com 70 municípios, no valor de R$ 56 milhões, para a realização de 207 reformas, dentro do PAC – Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções Escolares. “Vamos fazer obras mais baratas, gerar empregos nas cidades, dar oportunidade de trabalho nos municípios, e executar projetos de melhor qualidade”, explicou Geraldo Alckmin.

Sobre a inauguração do Canal do Saber, Alckmin disse que “é preciso transformar a tecnologia da informação em um poderoso instrumento para educar. O Canal, no ar de segunda a domingo, vai ser um instrumento muito importante para a capacitação dos nossos professores, alunos, pais e a família em geral.”

Saiba mais sobre o Canal do Saber

Será transmitido via Embratel às escolas estaduais de São Paulo por meio de um satélite específico e captado por antenas parabólicas. Serão 15 horas diárias de programação durante a semana e 9 horas diárias nos fins de semana. Todos os educadores terão acesso ao mesmo conteúdo, composto por capacitações, Escola de Tempo Integral, Escola da Juventude, Escola da Família, aulas específicas para Ciclo I, Ciclo II, Ensino Médio, Língua Portuguesa, línguas estrangeiras e demais matérias componentes da grade curricular. Além disso, temas transversais como meio ambiente, qualidade de vida e prevenção às vulnerabilidades do adolescente farão parte da grade de programação do canal, que ainda será composta por programas que destaquem o andamento dos projetos desenvolvidos por alunos, professores e comunidade.

O canal tem como slogan Canal do Saber – Mundo de Conhecimento. O objetivo é propiciar uma comunicação direta dos órgãos da Secretaria com as 5.306 escolas da rede, proporcionando interatividade entre aluno e comunidade escolar, além de dinamismo nas informações e debates sobre os grandes temas educacionais no Brasil e no mundo. Haverá também uma integração entre ferramentas de comunicação e visibilidade maior para as ações ocorridas nas unidades escolares. Para isso, o canal passa a integrar uma rede tecnológica de ponta que possibilita a realização de teleconferências, videoconferências, aulas semi-presenciais, intranet, internet e vídeos educativos. Todo esse processo está sob o controle do programa de formação continuada de educadores, denominado Teia do Saber, que passa a operacionalizar a rede de mídias interativas – Rede do Saber – e, agora, o Canal do Saber.

Escola de Tempo Integral

Os alunos que estudam nas escolas integrais entram às 7 horas da manhã e saem às 16h10. São oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Mas a maior mudança ocorre dentro da sala de aula. Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que inclui “lien ch´i” e meditação.

A rotina diária inclui ainda língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.

Otimismo

Animada, a responsável pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação diz que o retorno do projeto, até agora, não poderia ser melhor. “Os diretores e os professores coordenadores estão extremamente felizes porque os pais dizem que a ampliação da permanência na escola veio para ficar. É muito importante pra eles a idéia de que o aluno tenha um currículo o tempo todo. Da parte dos educadores, eles têm um grande desafio que é fazer com que as oficinas curriculares no período da tarde sejam efetivamente dinâmicas, com ações de currículo. Nesse sentido, elas terão um papel decisivo no desenvolvimento das Escolas de Tempo Integral “, explica Sonia Maria Silva.