• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/09/2012
Últimas Notícias

Conheça a história da escola: Visite o Memorial da Educação!

Acervo promove a preservação do patrimônio histórico-cultural das escolas públicas estaduais Localizado dentro das dependências do Centro de Referência em Educação Mario Covas, o Memorial da Educação é um espaço destinado à […]

Acervo promove a preservação do patrimônio histórico-cultural das escolas públicas estaduais

Localizado dentro das dependências do Centro de Referência em Educação Mario Covas, o Memorial da Educação é um espaço destinado à preservação da memória estudantil paulista. O acervo é constituído por objetos de antiguidade do universo escolar, como documentos, livros, cartilhas, móveis, além de outras peças que retratam mais de um século de história da educação no Estado. Os itens que compõem o museu foram adquiridos por meio de doações da antiga E. E. Caetano de Campos e outras escolas da rede.

Os visitantes têm a oportunidade de analisarem o sistema educacional de antes e atualmente, refletindo sobre as mudanças e avanços acontecidos nos últimos anos. A coordenadora do Memorial, Sueli Ramos da Silva, destaca o trabalho que é desenvolvido com os visitantes. “Nós trabalhamos com monitorias aqui na exposição em que nós temos uma ação educativa de acordo com o grupo que vem, nós preparamos, fazemos material, e damos um subsídio onde eles possam levar algumas reflexões para ampliar o conhecimento sobre história da educação por meio de tudo que eles viram aqui”, ressalta.

C.R.E. Mario Covas oferece atendimento aos servidores e professores da rede estadual

Ex-alunos do Caetano de Campos visitam o prédio e relembram importância histórica da escola

Escolas centenárias do estado de São Paulo narram a memória do ensino paulista

Além disso, os visitantes que viveram essas épocas têm a oportunidade de relembrar momentos que marcaram a sua história. Sueli comenta a reação das pessoas ao visitarem o local. “A escola sempre faz parte da maioria das pessoas e de suas histórias. Então quando elas chegam aqui, elas se emocionam, tem todo tipo de reações possíveis e imagináveis”, destaca.

Visite o Memorial

As visitas podem ser feitas gratuitamente pelo público de segunda a sexta-feira, com duas possibilidades: das 8h às 17h sem acompanhamento; ou nos períodos da manhã das 9h30 às 11h, ou à tarde das 14h às 16h, ambas com monitorias. Para turmas com mais de 15 pessoas, é necessário agendar previamente a visita.

Para mais informações acesse o site do C.R.E. – Memorial da Educação ou entre em contato pelo tel (11) 3225-5100/5101.