• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/06/2014
Professores e Funcionários

Conheça ações da Educação para conscientizar e estimular preservação do meio ambiente

Dia do Meio Ambiente é celebrado na quinta (5). Economia de água e reciclagem são exemplos de ações

Uma das prioridades da Educação é conscientizar os cerca de 4 milhões de alunos da rede sobre os cuidados com o meio ambiente.  Para isso, são realizadas diversas ações neste sentido, como a entrega de kits de educação ambiental para as escolas estaduais. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O kit é formado por 24 livros que orientam as crianças e adolescentes a reciclar lixo, amenizar o aquecimento global e economizar água e luz. A entrega dos kits iniciou em fevereiro deste ano em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

Semeando Saúde

Outro importante programa da secretaria é o “Semeando Saúde” que, em parceria com a Santa Casa de São Paulo, ensina desde cedo os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema.

Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, liderada por um biólogo, os alunos aprendem na prática questões relacionadas com a água, lixo, coleta, hortas, preservação e tudo que diz respeito ao meio ambiente.

Boas práticas ambientais

Algumas escolas se destacaram recentemente por projetos de educação ambiental, como a E.E. Ilza Irma Moeller Cóppio, em São José dos Campos, que alcançou destaque internacional e recebeu convite para apresentar projeto ecológico no Egito.

Com o nome Água Educa, o projeto propõe que os alunos monitorem a água do rio Paraíba, verificando o PH, turbidez e nível de oxigênio. Eles também fazem um trabalho de preservação da mata, plantando árvores e recolhendo os lixos e resíduos encontrados.

Já a E.E. Prof. Ayres de Moura, na zona norte da Capital, transformou o parque Vila dos Remédios, ao lado da unidade, em uma extensão da sala de aula. Os alunos do 9º ano visitam o espaço e monitoram a qualidade da água do local, além de poderem caminhar pela vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Outra iniciativa de destaque foi a da E.E. José Roberto Pacheco, que se tornou ponto de descarte de lixo eletrônico. São arrecadados artigos como celulares, baterias, pilhas e computadores sem utilidade e a partir daí é desenvolvido um trabalho de conscientização e reutilização de materiais com os alunos.