Os alunos da rede estadual paulista podem aproveitar as férias para organizar arquivos digitais que facilitam o estudo dentro e fora de sala de aula. Em parceria com a Microsoft, a Educação permite o download gratuito de cinco licenças do Office 365: Word, Excel, Power Point e Outlook são alguns dos programas disponíveis, e gratuitos, aos 3,8 milhões de estudantes do Ensino Fundamental (ciclo I e II), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para ter acesso ao pacote é preciso antes fazer um cadastro na página da Secretaria Escolar Digital (SED) e criar um novo endereço de e-mail. Com esse registro, as assinaturas podem ser realizadas em até cinco dispositivos diferentes seja computador pessoal, tablete e/ou celular. O uso é livre e não depende de quaisquer outras autorizações.
Veja a seguir as vantagens de cada programa, como utilizá-los em tarefas escolares e melhorar o desempenho dos estudantes em sala de aula:
Word
Programa mais popular do pacote Office, o Word é um editor de texto. Ideal para redigir trabalhos de pesquisa, anotações em sala de aula e resumos de capítulos. As formatações mais recomendadas são Arial, Courier e Times New Roman (tamanho 12).
Power Point
Esqueça os cartazes de cartolina ou papel pardo. Com o Power Point é possível criar apresentações mais criativas e com destaque ao conteúdo. A versão do Office 365 permite adicionar sons e vídeos, além de imagens e textos.
Outlook
Mais do que uma caixa de mensagens, o Outlook é também agenda de contatos e calendário. Marque as datas de provas, entregas de trabalho e atividades extraclasses em um único lugar. Não esqueça de habilitar os alertas para não perder nenhum compromisso.
Skype
Reuniões de grupo, às vezes, esbarram no problema: distância. Com o Skype, alunos em diferentes lugares (em casa, no trabalho, na escola) podem discutir etapas de um trabalho ou até tirar dúvidas antes das provas.
OneDrive
Armazene em um só lugar textos, imagens e vídeos. Mais do que economizar espaço, o OneDrive evita a famosa frase “professor, esqueci o material em casa”. Basta garantir o acesso à internet que todas as informações salvas nos dispositivos são recuperadas.