• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/01/2016
Alimentação Escolar

Confira dicas para você viver bem e saudável na capital paulista

As dicas vão desde higiene até dormir bem

Quem vive na capital paulista percebe diariamente a dificuldade de respirar um ar de qualidade, afinal a cidade está longe de respeitar os níveis de qualidade do ar recomendados pelo OMS (Organização Mundial da Saúde) e quase todas as estações medidoras passam dos limites. Pensando nisso, a Educação separou algumas dicas sobre higiene, alimentação, sono e de saúde. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Higiene

É de extrema importância lavar as mãos antes de manipular os alimentos, antes de se alimentar e depois de ir ao banheiro. Todo esse cuidado é bom para a prevenção de doenças, principalmente as virais. 

Em época de altas temperaturas, quando for para a praia, é importante tomar cuidado com as cadeiras, colocar uma toalha limpa sobre elas ao sentar, assim evita transmissão de micoses. 

Alimentação 

A alimentação mais saudável é aquela que consiste em não exagerar nos alimentos de origem animal, sempre adicionar bastante fibras e vegetais, ingerir de tudo um pouco e comer devagar. E sempre ter um prato colorido, além de beber muita água. 

Dormir 

Descansar é importante para o corpo e a mente. Uma noite de sono ruim não permite a fase do sono REM, que é o período do sono restaurador. Sendo assim, acordamos cansados, indispostos e ainda de mau humor.

Saúde 

Um dos sintomas mais comum em moradores de cidades com ar poluído são as dores de cabeça. Elas podem indicar problemas graves de saúde e se tornarem frequentes ou fortes demais, o mais indicado é procurar um médico. Uma automassagem na lateral da cabeça, feita de forma suave, pode aliviar, dependendo da dor. Como também tirar um cochilo em um ambiente tranquilo ou até mesmo se alimentar, pois ficar muitas horas em jejum pode causar dor de cabeça.