• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 09/08/2016
Pais e Alunos

Veja como identificar os principais tipos de textuais

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles

Você sabe o que é uma narração? E uma dissertação? Essas modalidades são chamadas de tipos textuais, nome dado às diferentes formas de linguagem empregadas em um texto. E para te ajudar a entender melhor a função destas formas, selecionamos alguns dos principais tipos textuais vistos diariamente nas salas de aula e seu significado. Confira:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Dissertação: um dos tipos de texto mais exigidos em provas ou concursos em todo o país, a dissertação, apesar de ser um texto simples, dependendo do assunto, exige alguns graus de conhecimento do estudante. 

Para fazer uma boa dissertação é necessário conhecer bem sobre o assunto tratado e ter habilidade com a Língua Portuguesa, principalmente na utilização de palavras que deixem o texto com sentido ou com boa organização semântica.

Existem dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa. A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta. Para isso pode-se usar dados ou estatísticas de órgãos oficiais, opiniões de pessoas relevantes dentro do tema tratado, entre outras coisas.

Argumentação: defender uma opinião. Essa é a principal característica do gênero argumentativo. Nesta forma, manifestam-se relações de causa, condição, concessão, contraste ou conclusão e sua finalidade é defender uma ideia, seja ela qual for.

Injunção: neste gênero, serão usadas ideias com o objetivo de persuadir o destinatário da mensagem a praticar algum ato ou ter alguma atitude. Uma de suas principais características é o emprego do modo imperativo, ou seja, quando o verbo indica ordem, pedido ou sugestão.

Narração: esse tipo de gênero é tradicional nos livros que lemos em casa, na escola, no trabalho e por aí vai. Esse modo caracteriza-se, principalmente, pelo emprego de verbos de ação, em sua maioria no passado.

Os elementos que ajudam na elaboração de um texto narrativo são: introdução, trama, clímax e conclusão, ou o famoso desenlace da história.

Descrição: como o próprio nome diz, o gênero descritivo consiste na apresentação de traços ou características de uma pessoa, objeto, ambiente, cena, e por aí vai. Os textos mais comuns desse gênero são os perfis jornalísticos de alguma celebridade ou instituição.