• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/04/2014
Boas Práticas

Dia do Jovem: conheça alunos da rede que inovam e inspiram a comunidade escolar

O Portal da Educação reuniu histórias de destaque para homenagear os alunos do Estado de São Paulo

A rede estadual está repleta de histórias de jovens que fazem a diferença nas escolas e nas comunidades. Alunos que inovaram, que inspiraram e que são exemplo de dedicação. E para comemor em grande estilo o Dia do Jovem, celebrado no domingo (13), o Portal da Educação selecionou histórias marcantes de jovens do Estado de São Paulo.

Uma dessas histórias é a da ex-aluna da rede estadual Nayrob Pereira. A jovem desenvolveu um projeto que visa encontrar, no veneno do escorpião amarelo, uma substância que pode ser usada como antibiótico. Por meio da iniciativa, a aluna participou de diversas feiras internacionais e também do quadro Jovens Inventores, do programa Caldeirão do Huck. Na ocasião, a aluna ganhou o prêmio máximo da série, no valor de R$ 30 mil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Outros jovens que também merecem destaque são os alunos da E.E. Profa. Suely Maria Cação Ambiel Batista, de Indaiatuba, que participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o projeto Proteja-Se Contra o Fogo de Forma Econômica e Sustentável. O projeto, que propõe o uso de clara de ovo e bicarbonato de sódio para impedir o alastramento de chamas, foi premiado pela Ricoh Americas Corporation, com certificado de “Reconhecimento Internacional” para pesquisa de sustentabilidade.

Luiz Gustavo Vieira é mais um jovem que também se destacou. O estudante venceu, com a redação “Apenas um Detalhe”, o II Prêmio Experiências Educacionais Especiais: a Escola aprendendo com a diferença, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O aluno, que na ocasião estudava na E.E. João Adorno Vassão, em Juquiá, teve a oportunidade de conhecer Brasília por meio da premiação.

Outra história inspiradora é do estudante Jefferson Cardoso Siqueira, aluno da E.E. Helena Zerrenner. O aluno teve um quadro seu exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França. O jovem, que pinta desde muito pequeno, fez uma releitura da Abaporu, de Tarsila do Amaral, utilizando técnicas do artista Romero Brito.

E se você também tem uma história inspiradora para contar, não perca tempo! Compartilhe essa iniciativa e escreva para o e-mail portal@edunet.sp.gov.br ou para o Canal da Secretaria da Educação no Facebook.