domingo, 28/04/2019
Avisos de Pautas

Conheça mais programas da Secretaria no Dia da Educação

Educação de Jovens e Adultos, Horta Educativa e Escola da Família são alguns projetos oferecidos pela rede

Há exatos 19 anos, a cidade do Dakar, no Senegal, recebia 180 autoridades do mundo todo no Fórum Mundial de Educação para firmar um compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Desde então, o dia passou a ser o Dia da Educação, comemorado mundialmente.

+ No Dia da Educação, conheça os programas da secretaria para alunos e professores

Responsável pelo aprendizado de mais de quatro milhões de alunos, a secretaria da educação tem diversos programas de alto impacto na sociedade. Conheça alguns:

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São diversos os cursos, como o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos) e os cursos da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Há também os CEEJA (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos), onde o aluno aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Já são 31 unidades no estado. “Ajudar essas mulheres a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, afirma a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba.

Horta Educativa

Desde 2013, em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Secretaria de Estado da Agricultura, a rede pública de ensino paulista incorporou o projeto Horta Educativa, que tem como intuito ensinar na prática conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural.

Os alunos dedicam parte de seu tempo para cuidar da horta comunitária, sob supervisão de um professor. “O grande objetivo é fazer com que eles comam aquilo que eles plantam. Eles contribuem voluntariamente”, conta Isabel de Carvalho Nascimento, vice-diretora da E.E. Alcides da Costa Vidiga, na Capital.

Fundo Social de São Paulo

Existente desde 1968, uma das premissas do Fussp e auxiliar cidadãos mais necessitados, dar oportunidades e resgatar a dignidade de milhares de paulistas. O fundo também presta apoio técnico e financeiro aos Fundos Municipais de Solidariedade, e sob a presidência de Filipe Sabará, foca em parcerias estratégias. “São Paulo merece modernidade e gestão eficiente na área social. Daqui para frente, esta será a nossa bandeira”, comenta o presidente.

Desde 2011, mais de 180 mil cidadãos já foram capacitados pelo órgão, que promove ainda ações essenciais para a sociedade, como a Campanha do Agasalho, Agulhas em Ação, Solidariedade em Fios, Horta Educativa, Natal Espetacular, Costurando o Futuro, Jogos Regionais do Idoso – JORI e Medalha Rosa da Solidariedade.

Escola da Família

Iniciado em agosto de 2003, o programa Escola da Família estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos fins de semana para a prática de atividades, que se organizam em quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. Já são mais de 2,5 mil escolas participantes, além da participação de voluntários, que podem se inscrever para atuar no programa.

Chamado de PEF, o programa tem em 2019 um novo eixo, focado na aprendizagem e melhoria do desempenho dos estudantes. “O foco central desta gestão é garantir a efetiva aprendizagem dos estudantes. Estamos aperfeiçoando e dando ênfase também ao que as crianças e jovens podem aprender aos fins de semana”, explica o secretário da Educação Rossieli Soares.