• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/01/2016
Pais e Alunos

Conheça o Museu Afro Brasil e aprofunde seus estudos

O espaço conta com diversas exposições que retratam as influências africanas no Brasil

Se você é aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental, não deixe de conhecer o Museu Afro Brasil, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nele você poderá aprofundar os seus estudos e saber um pouco mais sobre a história da África e as influências na cultura brasileira.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com mais de seis mil obras, como vitrines, quadros, peças, máscaras, estatuetas e vestimenta, os visitantes têm acesso também a peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje, indo do universo cultural africano ao afro-brasileiro. 

Exposição: África

Dedicado à riqueza cultural, histórica e artística dos povos africanos, neste núcleo os visitantes podem conhecer obras que demonstram a diversidade desse continente.  Alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, 5ª e 6º, têm no Currículo da Educação aulas sobre o início da humanidade e no Museu Afro Brasil, os estudantes podem conferir uma verdadeira aula com estatuetas feitas de bronze, madeira e marfim, vestimentas bordadas em fios de outro, de diferentes países como Costa do Marfim, Camarões, Republica democrática do Congo e outros. 

Trabalho e Escravidão

Nesta exposição os alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, dos Anos Finais, podem complementar suas pesquisas e conferir o campo de trabalho pelos africanos escravizados, tanto no ambiente rural quanto no urbano. Os estudantes e professores verão além de pinturas, gravuras, documentos, objetos, máquinas, fotos e ferramentas que retratam essas contribuições.

Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil

O museu possui uma sala com uma réplica de um bote feito em madeira. Os visitantes podem assistir vídeos, ver mapas dos grandes navios que os escravos eram trazidos para o Brasil na época. Existem também fotografias e objetos de torturas. Uma viagem no tempo. Os estudantes da rede estudam este conteúdo no 7º e 8º ano, nos Anos Finais.

 

SERVIÇO

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3)
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: (11) 3320-8900
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até às 18h