• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/07/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Conheça o EMAI, material didático que introduz a Matemática

No caderno, educadores são orientados com o objetivo de articular o processo de desenvolvimento curricular

Aprender matemática é um direito de todas as crianças e jovens, em atendimento às necessidades individuais, sociais e culturais. Com isso, a disciplina faz parte dos currículos ao longo de todos os anos da escolaridade obrigatória. A Matemática representa parte do patrimônio cultural da humanidade e, também, é um modo de pensar.

Neste sentido, seria um erro não proporcionar a todos a oportunidade de aprender a disciplina de uma maneira realmente significativa, do mesmo modo que seria inconcebível eliminar da escola básica a educação literária, científica ou artística. É por isso que a Educação do Estado de São Paulo disponibiliza o EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais.

O EMAI compreende um conjunto de ações que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores, a avaliação de desempenho dos estudantes e elementos chave de promoção da qualidade da educação.

Assim, espera-se que todas as crianças e jovens devam ter possibilidade do contato, em um nível apropriado, com as ideias e os métodos fundamentais da Matemática e de apreciar o seu valor e a sua natureza. É preciso, enfim, que sejam educadas matematicamente.

“Nós professores trabalhamos o currículo através do EMAI, material pedagógico norteador para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, comenta Ana Claudia Costa Guedes, professora na E.E. Professora Carlota de Negreiros Rocha. A partir do momento que esse material foi implantado no Estado os índices começaram a melhorar, “porque, com ele, nós temos um norte a seguir”, enfatiza Daisy Elanie Pereira Lunardeli, coordenadora pedagógica da Carlota de Negreiros.