• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/02/2019
Ensino Fundamental

Conheça o Instituto Butantan, lugar cheio de atrações para a criançada

Com museus, macacário e serpentário, crianças e jovens podem aprender mais sobre o universo da biologia

Quem gosta de diversão e ciência pode encontrar diversas atrações no Instituto Butantan, localizado na zona Sul da capital paulista. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é um dos maiores centros de pesquisas científicas e biomédicas do mundo e também um espaço de entretenimento, com diversas atividades para o público não só ligado ao mundo da biologia.  

Com 80 hectares de área verde, o Instituto comporta um macacário, um parque e quatro museus (Biológico, Microbiologia, Histórico e Museu de Rua) com várias atividades para o público infanto-juvenil. Além disso, o local possui o famoso Serpentário, onde é possível encontrar cobras até no topo de árvores. 

Renata Palleza é analista contábil e mãe do Guilherme e da Nathália. Ela conta que o Museu Biológico é o local preferido dos filhos. “Eles adoram cobras, serpentes, aranhas e tudo que chama atenção de criança. Pelo menos de seis em seis meses nós visitamos o Butantan”, afirma.  

O Museu de Rua fica instalado na principal alameda da unidade e mostra 42 painéis com textos e imagens sobre as principais atividades e produções da instituição.  

“A ideia era ter um museu acessível para todos, que não tivesse distinção de escolaridade e idade. Quem quisesse saber mais sobre o Butantan, bastava olhar o Museu de Rua”, explica Larissa Foronda, coordenadora do Museu Histórico do Butantan.  

Reinaugurada em 2015, o Instituto também oferece uma biblioteca com acervo, salas de estudo em grupo e individual equipadas com computadores, projetores e rede Wi-Fi. 

“Toda tarde venho até biblioteca para fazer minhas tarefas diárias. Gosto de andar pelas áreas verdes e ler meus livros próximo das árvores. Às vezes, nem tenho sensação que estou em São Paulo”, conta a estudante Mariana Fernandes da Rocha. 

Já na área de pesquisas biomédicas, a instituição produz 100 milhões de vacinas por ano e é responsável por mais de 50% das vacinas e soros produzidos no país. As vacinas contra hepatite A e a tríplice acelular (dTPa), por exemplo, foram produzidas pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Butantan. 

Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ele será um dos quatros produtores mundiais da vacina contra hepatite A e um dos três produtores da vacina contra difteria, tétano e coqueluche. 

“O novo laboratório reafirma a missão do Butantan com as pesquisas, inovação, produção e desenvolvimento de produtos, contribuindo com a saúde pública do país”, ressalta o professor Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan. 

O parque fica aberto todos os dias, das 7h às 18h, e os museus funcionam de terça a domingo, das 9h às 16h45. Para mais informações sobre as atrações e bilheteria, é só clicar aqui. 

SERVIÇO 

Instituto Butantan 

Endereço: Avenida Vital Brazil, 1500

Estação de metrô: Estação Butantã – Linha Amarela

Parque: Todos os dias das 7h às 18h

Museus: Ingresso único de terça a domingo das 9h às 16h45

Bilheteria:terça a domingo das 8h45 às 16h